09/06/08

SEPARADO ANTES DE NASCER

Tendo sido o Apóstolo Paulo separado por Deus, antes mesmo de nascer, porque razão só na estrada de Damasco, veio a conhecer o Evangelho e aceitá-lo? Como compreender Gálatas 1:15?

* - Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça.
Deus tinha o propósito de usar Paulo como Seu representante entre os gentios, mesmo antes de eles nascer. Naturalmente, esse propósito estava subordinado ao próprio critério do Apóstolo. Deus, de antemão, sabia que Paulo responderia ao chamado, quando este atingisse o seu coração.
O plano do Apóstolo era totalmente diferente do de Deus para a sua vida. O que aconteceu na estrada de Damasco, aconteceu como uma grande surpresa. No entanto, o descendente da tribo de Benjamim aceitou e reconheceu essa experiência como um acto especial da Providência divina, "convidando-o a seguir o plano traçado para a sua vida".
"Que me separou". Diz o Comentário Bíblico Adventista: "A evidência textual está dividida entre esta e a tradução: ´o que me pôs à parte´, isto é, para o ministério evangélico. Desde o nascimento, a educação e o treino de Paulo, a crença e a prática, tinham sido segundo a tradição do judaísmo (v. 14). Nada na sua experiência de vida o predispunha a rejeitar o sistema legal; de facto, cada coisa o motivava a continuar a praticar o que tinha feito até ali. Do ponto de vista humnao não havia explicação satisfatória para a sua mudança de crença na salvação pela lei para a salvação mediante a fé. A mudança pode ser atribuída únicamente à directa intervenção de Deus."

ESTAVA JUDAS PREDESTINADO?

Uma das questões frequentes; estaria Judas destinado a ser o traidor? Se sim, não teve culpa, porque não passou de um instrumento para cumprir o plano divino.

Judas não foi predestinado para trair Jesus. Em nenhum lugar na Bíblia se diz que Deus determinara a traição de Cristo. A traição foi prevista, ocorreu. O próprio Jesus sabia de antemão quem o ia trair, e revelou o facto antes que acontecesse. Ver:

* Mateus 26:20-25 - E, chegada a tarde, assentou-se à mesa com os doze. E, comendo eles, disse: Em verdade vos digo que um de vós me há de trair. E eles, entristecendo-se muito, começaram cada um a dizer-lhe: Porventura sou eu, SENHOR? E ele, respondendo, disse: O que põe comigo a mão no prato, esse me há de trair. Em verdade o Filho do homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido. E, respondendo Judas, o que o traía, disse: Porventura sou eu, Rabi? Ele disse: Tu o disseste.

* Lucas 22:19-23 - E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós. Mas eis que a mão do que me trai está comigo à mesa. E, na verdade, o Filho do homem vai segundo o que está determinado; mas ai daquele homem por quem é traído! E começaram a perguntar entre si qual deles seria o que havia de fazer isto.

* Marcos 14:17-21 - E, chegada a tarde, foi com os doze. E, quando estavam assentados a comer, disse Jesus: Em verdade vos digo que um de vós, que comigo come, há de trair-me. E eles começaram a entristecer-se e a dizer-lhe um após outro: Sou eu? E outro disse: Sou eu? Mas ele, respondendo, disse-lhes: É um dos doze, que põe comigo a mão no prato. Na verdade o Filho do homem vai, como dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para o tal homem não haver nascido.

* João 13:21-30 - Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair. Então os discípulos olhavam uns para os outros, duvidando de quem ele falava. Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus. (Então Simão Pedro fez sinal a este, para que perguntasse quem era aquele de quem ele falava. E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é? Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão. E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa. E nenhum dos que estavam assentados à mesa compreendeu a que propósito lhe dissera isto. Porque, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe tinha dito: Compra o que nos é necessário para a festa; ou que desse alguma coisa aos pobres. E, tendo Judas tomado o bocado, saiu logo. E era já noite.

O plano divino não obrigava A, B, ou C a trair Jesus, mas o Senhor sabia que isto iria acontecer, e o confirmou. Aconteceu por sorte ou por azar, Judas entrar no enredo. Contudo, o traidor agiu livre e conscientemente na sua acção infeliz, e por isso foi culpado.

Diz o Ellen G. White: "O Salvador lia o coração de Judas. Sabia as profundezas da iniquidade a que, se o não livrasse a graça de Deus, havia de imergir. ... Abrisse ele o coração a Cristo, e a graça divina baniria o demónio do egoísmo, e mesmo Judas se poderia tornar um súbdito do Reino de Deus." O Desejado de Todas as Nações, p. 215.


Agiu, portanto, conscientemente.