12/06/08

TEM A PESSOA O DESTINO MARCADO?

Muitas pessoas acreditam no destino e dizem que quando acontece alguma coisa de extraordinário, já estava destinado. Será que uma criança quando nasce, Deus já lhe traçou o que lhe vai acontecer?

Não há dúvida, antes mesmo do nascimento de qualquer pessoa, Deus já sabe como será essa pessoa e quais os episódios que irão ser marcantes na sua vida. A questão é; acontece porque Deus determinou que assim fosse ou pelo uso que a pessoa fizer do livre arbítrio?

O Senhor tem um propósito geral para o Universo e para cada pessoa, mas Ele não estabelece o destino da pessoa, nem força a vontade humana, tanto no que diz respeito aos interesses eternos como em relação aos interesses temporais. Propomos a leitura de alguns textos bíblicos:
Josué 24:15 – Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.

Isaías 55:1 – Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.

João 1:12 – Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome.

João 7:37 – E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.

Apocalipse 22:17 – E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.

O propósito de Deus para todas as pessoas é que todos cheguem ao conhecimento da verdade e tenham uma vida feliz. Ver:

2ª Pedro 3:9 – O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânime para connosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.

João 10:10 – O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

3ª João 1:2 – Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.

Contudo, o Senhor não interfere na vontade individual, e cada pessoa colherá as consequências da maneira como emprega o livre arbítrio.

Naturalmente, os acontecimentos da vida estão sob o domínio de Deus, e Ele faz com que todas as coisas cooperem “para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito”. Romanos 8:28, também sucede que quando alguém se endurece no mal, o Senhor retira a Sua protecção dessa pessoa, e ela fica entregue ao domínio de Satanás. Não esqueçamos, porém, que em tudo isso a livre escolha da pessoa desempenha uma parte preponderante.

Para confirmar o que expomos vejamos estes três textos bíblicos:
Eclesiastes 9:11 – Voltei-me, e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a batalha, nem tampouco dos sábios o pão, nem tampouco dos prudentes as riquezas, nem tampouco dos entendidos o favor, mas que o tempo e a oportunidade ocorrem a todos.
Ezequiel 18:26 – Desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo iniquidade, morrerá por ela; na iniquidade, que cometeu, morrerá.
Ezequiel 18:27 – Mas, convertendo-se o ímpio da impiedade que cometeu, e procedendo com rectidão e justiça, conservará este a sua alma em vida.
Todo o capítulo 28 de Deuteronómio constitui cabal demonstração de que é atitude e a vontade da pessoa que influem grandemente no seu bem-estar futuro, tanto nas questões materiais como espirituais.

“A cada nação, a cada indivíduo de hoje, tem Deus designado um lugar no Seu grande plano. …Todos estão pela sua própria escola decidindo o seu destino, e Deus governa acima de tudo para o cumprimento do Seu propósito.” Educação, p. 178 – Ellen G. White

“Ver um acontecimento no futuro não faz com que o mesmo ocorra, assim como ver um acontecimento no passado tão pouco o leva a ocorrer. Quanto aos eventos futuros, podemos dizer com Whedon: ´O conhecimento apanha-os, mas não os origina´” – Strong, Systhmatic Theology, p. 286.

PREDESTINAÇÃO, SIM OU NÃO?

Ao ler atentamente Romanos 8:28-30, parece fundamentar a crença na eleição bíblica. Ou seja, certas pessoas estão predeterminadas para a salvação e outras para a condenação eterna. Leiamos os textos bíblicos e analisemos este delicado assunto.

Romanos 8:28-30 – E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogénito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

HÁ textos que realmente parecem apoiar a doutrina Calvinista dos decretos irreversíveis de Deus. no entanto, o assunto poderá ser melhor entendido partindo desta premissa: Deus predestina carácter, e não pessoas. Carácter que Deus possa usar e desenvolver dentro do Seu plano.

Cada nome escrito no livro da vida do Cordeiro (Apocalipse 13:8 - E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.) é o nome de um carácter. Desses vários caracteres Deus tem os seus filhos. Essas pessoas viveram e vivem nesta terra sob aceitando a graça de Deus.

O carácter está no livro da vida desde o princípio. De um desses caracteres inscritos no livro da vida Deus chamou Caim, por exemplo. Caim, contudo, fracassou, e alguém foi chamado para tomar o seu lugar. Isto está claro em (Apocalipse 3:11 - Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa). Esse “tomar” significa substituição. Certamente Deus não nos admoestaria dessa forma, a menos que estivéssemos em perigo.

Tendo em mente esta verdade, isto é, que Deus elege caracteres e não pessoas, não é difícil entender-se os textos (aparentemente) difíceis como (Romanos 9:18-23 - Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer. Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade? Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição. Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou). Onde Paulo fala de ´vasos de ira, preparados para a perdição´ em contraste a ´vasos de misericórdia, para a glória que preparou de antemão´. Ambos os tipos de vasos foram eleitos, como caracteres, mas os de ira não permaneceram na condição de graça para que se desenvolvessem dentro do plano divino.

Nestes textos apresenta-se o soberano poder de Deus, o Seu direito de agir, a Sua longanimidade, a Sua bondade. Poderíamos exemplificar com o caso de Faraó. Ele não nasceu predeterminado para a destruir os israelitas, mas Deus consentiu que subisse ao trono para Ele (Deus) pudesse demonstrar o Seu poder e a Sua glória através de Faraó. Faraó teve o privilégio de presenciar o poder e a glória de Deus. Poderiam tais prodígios ter tocado o coração deste homem e levá-lo à obediência a Deus como o fez Nabucodonosor. Infelizmente assim não foi!

Outro ponto a considerar: que o destino de cada pessoa não é pré-determinado evidencia-se claramente em (II Pedro 1:10) - Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis,). Se o destino eterno de uma alma fosse fixado irrevogavelmente, como poderia ela ser exortada a tornar firme o seu destino? Ou como entenderíamos (Hebreus 3:14 - Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.) Ou ainda (Mateus 24:13 - Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo)?

Ainda sobre o carácter, assiste-nos a faculdade de escolher o carácter que quisermos, e todos são convidados a escolher o que é recto, para a nossa salvação. (João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.) e (Apocalipse 22:17 - E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida). Sem dúvida, sendo Deus Omnisciente, Ele sabe de antecedência que será salvo e quem se perderá. Para estudo a aprofundar, deixamos os seguintes textos:
Êxodo 20:6; Isaías 55:7; Ezequiel 33:11; 2ª Pedro 3:9.

Não nos estenderemos mais, convidamos a ler o seguinte pensamento: “A formação de um carácter nobre é obra de uma vida inteira, e deve ser o resultado de um esforço diligente e perseverante. Deus dá as oportunidade; o êxito depende do aproveitamento das mesmas.” Ellen G. White, Patriarcas e Profetas , p. 454.

Conclusão: Em Romanos 8:28-30 ensina o seguinte: que Deus pode conduzir aos Seus legítimos fins, às Suas verdadeiras metas todos aqueles que se Lhe submetem e aceitam os Seus planos e caminhos. Considerada no seu sentido correcto, a eleição bíblica ou predestinação é um assunto deveras confortador; considerada de maneira incorrecta, é desanimadora para a vida cristã.