16/06/08

UMA VEZ SALVO, PARA SEMPRE SALVO?

Questão: Será que o pecador que aceita a Jesus, uma vez salvo, não se poderá nunca mais perder?
TEXTO BÍBLICO: João 10:27-29 - As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem. E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.

COMENTÁRIO: Esta declaração de Jesus significa que as Suas ovelhas não estão livres de perigo do inimigo, ninguém as poderá arrebatar das Suas mãos. Cristo tem poder para as guardar na medida que as suas vidas estejam dedicadas ao Senhor.

Todos corcodarão em que Deus concede ao pecador liberdade para escolher se aceitará ou rejeitará a salvação. Após ter aceite a Jesus como Salvador e ter sido perdoado dos pecados, Deus não suprimirá a liberdade da pessoa escolher o estilo de vida que deseje viver. A pessoa justificada poderá escolher permanecer salvo ou retornar à condição que tinha antes de ser salvo.

O tema da salvação, é apresentadao nas Sagradas Escrituras em três tempos verbais diferentes:
1- Passado - justificação obtida: Tito 3:5 - ´Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.´ Esta passagem, claramente indica que a pessoas é salva da penalidade do pecado.
2- Presente - justificação em operação: 1ª Corintios 1:18 - ´Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos (estamos sendo) salvos, é o poder de Deus.´ A pessoa está a passar por um processo de salvação, sendo liberta do poder do pecado.
3- Futuro - glofificação final: (1ª Pedro 1:5 - ´Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo.´ A pessoa será libertada total e definitivamente da própria presença do pecado.

A doutrina de que um cristão não poder perder a vida eterna tende a inspirar um sentimento de falsa segurança que poderá levar ao desastre. O Apóstolo Paulo admoestou contra esta situação ao dizer: 1ª Corintios 10:12 - ´Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.´ No contexto imediato ele lembra o exemplo da apostasia de muitos em Israel, mostrando que ´tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso.´ v. 11.
Ainda e à luz do triste exemplo de Israel, o próprio Apóstolo refere a possibilidade da su própria rejeição: 1ª Corintios 9:27 - ´Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado

Neste contexto ler: 1ª Coríntios 9:23 a 10:14.

Desta maneira, convém lembrar as palavras de Paulo dirigidas ao gálatas: Gálatas 5:4 - ´Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caístes.´ Os que cairam da graça é porque, anteriormente, estavam nela firmados.

Finalmente, como confirmação de qua a Bíblia aponta a possiblidade de uma pessoa genuínamente salva se poder perder no que diz respeito à salvação, é a constante exortação a perseverar na fé, examinemos as seguintes passagens:

Lucas 9:26 - Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.

Mateus 24:13 - Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

Colossenses 1:21-23 - A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou. No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis. Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.

1ª Timóteo 1:19 - Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.

2ª Pedro 2:20-22 - Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.

1ª Corintios 15:1 - TAMBÉM vos notifico, irmãos, o Evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.