03/08/08

O SÁBADO EM HEBREUS 4

A que Sábado se refere Hebreus 4:3-10? Trata-se do sétimo dia? Ou do período que compreende o Milénio?

O tema abordado neste capítulo não é o dia santificado; o Sábado. Trata-se da entrada no “descanso de Deus “ pela fé. Aconselhamos a ler com todo o cuidado Hebreus 3 e também o capítulo 4. Esta leitura, deve ser feita sem nenhuma ideia preconcebida e no espírito de oração.
O Senhor deseja levar os Seus filhos, os cristãos fiéis, para junto de Si, para aquele eterno repouso prometido na Sua Palavra.
Os capítulos 3 e 4 de Hebreus, acentuam que os Israelitas ao saírem do Egipto e entrarem na Terra Prometida, de facto não desfrutaram plenamente daquele “repouso”. Este “repouso” é uma dádiva que Deus quer que seja plenamente desfrutada, a cessação das lutas e angústias, o fruir a tranquilidade permanente.
Não se trata, como é óbvio, do chamado “milénio sabático”. Como, porém, o repouso eterno só se dá por ocasião da posse do reino eterno, então fala-nos a carta aos Hebreus que podemos, pela fé, ao cremos em Jesus e nos relacionarmos com Ele, sentir e viver o gozo antecipado do abençoado repouso.
Há duas comparações para esse repouso: o dia de Sábado, que comemora o “descanso” de Deus após a obra da Criação, e a Terra prometida aos israelitas com o objectivo de lá se fixarem e “repousarem”. Contudo, não houve o repouso.
Diz o versículo 8: “ Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia.” Isto não é outro dia da semana, nem um dia de 24 horas, mas sim numa outra ocasião, numa outra época, em que Deus daria repouso ao Seu povo.
A única razão pela qual se menciona o sétimo dia, é mostrar que o plano de Deus acerca do repouso do Seu povo vem desde o princípio do Mundo. Qual era o plano de Deus? Que a Terra criada, destinava-se a ser o lar de repouso do homem por toda a eternidade. E o que aconteceu? Entrou o pecado no mundo, e o homem consequentemente deixou de ter o repouso. Passou a ter dores, angústias, lutas e aflições. Nada de paz e repouso.
Deus, no entanto, prometeu repouso aos Israelitas, quando saíram do Egipto. Possuiriam terra própria, os seus lares, viveriam numa comunidade dirigida por Deus, enfim entrariam no repouso. Na condição de permanecerem fiéis a Deus. Tal não ocorreu, e Josué não lhes pode dar o repouso na “terra que mana leite e mel”. A entrada no repouso de Deus, portanto, ainda está no futuro. De outra feita, sob Salomão e David, Deus queria dar repouso ao Seu povo. A incredulidade, porém, impediu tal propósito.
Chegamos, então, à situação mencionada em Hebreus 4: e que é a mesma de hoje, e o será até ao glorioso dia da Vinda de Jesus. Agora o Senhor concede esse repouso a cada alma individualmente, pela fé. “Hoje” – cada dia – Deus nos chama para entrarmos naquele repouso. Quando o homem angustiado e perdido abandona os seus próprios esforços e lutas, as suas próprias obras, a sua justiça própria e os seus pecados e se rende inteiramente a Deus através de Cristo e da Sua justiça imaculada, o homem entra no princípio desse repouso, e esse repouso se completará quando o homem entrar na Terra renovada por ocasião da Segunda Vinda de Cristo. Jesus diz aos angustiados que se dirijam a Ele, e acharão “descanso para a sua alma”.
Conclusão: a única razão de ser mencionado o Sábado nessa passagem, é o facto de ser o Sábado um penhor do eterno repouso de Deus, quando o Seu plano se completar, na redenção. “Resta ainda um repouso para o povo de Deus” (v.9). É o repouso do pecado, das angústias e frustrações da vida neste mundo condenando. É o repouso refrigerante da alma redimida, na eternidade.