11/02/09

QUANTOS QUILÓMETROS SE PODE ANDAR AO SÁBADO?

Entramos na Sagrada Escritura uma certa distância que é permitida andar no Sábado. Encontramos também que Deus ordenou que no Sábado não se acendesse fogo em nenhuma habitação do povo de Israel. Quantos quilómetros são permitidos andar num dia de Sábado sem transgredir o mandamento? Podemos acender o fogo nas nossas casas no dia de Sábado?

No período posterior ao exílio babilónico, os judeus tinham estabelecido regras severas concernentes à observância sabática. Ninguém podia percorrer o espaço superior a 1km, aproximadamente, no Sábado. Contudo, a Palavra de Deus de modo algum estabelece limites de distância que um cristão possa percorrer nesse dia. Logicamente não é a distância percorrida no Sábado o que importa, e sim os motivos de tal percurso. Se precisarmos de nos deslocarmos 10 km a fim de praticar o bem em prol dos semelhantes ou realizar uma actividade evengelística, ou mesmo para nos deslocarmos ao local de culto, podemos, com toda a convicção e tranquilidade, fazê-lo sem incorrer no desagrado divino.

A distância sabática mencionada em Actos 1:12 referia-se à estabelecida pela Tradição judaica, cuja validade Cristo negou, dizendo que eles, pelas suas tradições, anulavam o mandamento de Deus (ver Marcos 7:7-9).

Cristo reiteradas vezes efectuou actos de misericórdia durante os sábados, enfrentando a incompreensão dos fariseus e saduceus do Seu tempo. Estes preocupavam-se mais com a forma do que com o espírito, e a intenção do Mestre era corrigir a maneira errónea em que eles guardam o Sábado, contestando a Tradição que eles por sua própria iniciativa tinham estabelecido para observar o dia do Senhor.

O acender o fogo no Sábado (Êxodo 35:3) era proibido aos israelitas enquanto jornadeavam na região desértica, onde o clima é relativamente quente à noite. Sabe-se que o acender fogo nos tempos antigos requeria grande empenho, pois não havia acendedores automáticos ou fósforos. Diz o comentário bíblico de Adam Clarke: “Os judeus consideram este preceito como proibindo acender fogo apenas para propósitos de realizar trabalhos ou preparar mantimentos. Mas para obter luz e calor, julgam lícito acender fogo no dia de Sábado…”

A Bíblia menciona outras providências que os israelitas deveriam tomar enquanto jornadeavam pelo deserto, os quais, evidentemente, não teriam sentido quando já estivessem instalados nas cidades. Ver como exemplo, Deuteronómio 23:13

18 comentários:

Esclarecedor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Esclarecedor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Esclarecedor disse...

Inicio da mudança das Leis do Antigo Testamento(resumo). Mt 5: 19, 21, 22, 27 e 28...
Mt 5:19 - Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; AQUELE, PORÉM, QUE OS >CUMPRIR< e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
...será chamado grande no reino dos céus...
QUEM CONSEGUIU CUMPRIR? R: Jesus(Lc24:44 e 2 Co 3: 2-18) Enquanto Ele vivia fisicamente a Lei dos mandamentos do Antigo Testamento estavam vigorando(antes que me pergunte: o sábado Ele nem fez questão de observa-lo!), mas com a sua morte tudo caiu por terra!
Se prestar atenção no capitulo 5 de Mateus, Jesus inicia o seu ministério mudando os mandamentos do Antigo Testamento e tornando os mandamentos atuais ainda mais severos!

Preste atenção(não estou forçando o texto):

Mt 29:21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás(agressão física)... 22 Eu(Jesus), porém, vos digo(mudando a lei: não matarás)...qualquer que lhe disser: Louco(Agora basta agredi-lo verbalmente para ser condenado), será réu do fogo do inferno(os adventistas dizem que inferno e sepultura é a mesma coisa, mas será que tem fogo na sepultura?).

Outro exemplo:
27 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. 28 Eu(Jesus), porém, vos digo(mudando a lei do adultério), que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar(agora basta desejar em pensamento que comete adultério), já em seu coração cometeu adultério com ela.

Infelizmente os adventistas não compreendem que Jesus veio mudar as Leis do Antigo Testamento que foram entregues exclusivamente aos judeus e não aos gentios(não judeu). As Novas Leis criadas por Jesus servem para quem deseja ir para o Céu!

Quando este comentário é apresentado aos adventistas, eles dizem que é a exclusão da lei cerimonial. Agora eu lhe pergunto: o texto de Mateus dar margem para tal afirmação? Infelizmente os adventistas não prestam atenção no que lêem, preferem ficar presos nos ensinamentos heréticos dos seus “mestres” do que nas verdades bíblicas!

Veja mais:
SERÁ QUE EXISTEM DUAS LEIS: MORAL E LEI CERIMONIAL? Veja o que diz a respeito neste site judaico(basta clicar no link):
https://www.youtube.com/watch?v=awWXlSzYvpA

Esclarecedor disse...

Jesus foi a Sinagoga dos Judeus guardar o sábado?
Por que Jesus foi à sinagoga em dia de sábado? Será que Ele guardava conforme os adventistas ou quem deseja seguir sugerem?
Jesus foi à sinagoga justamente anunciar a sua vinda aos judeus que se reuniam em dias de sábado(os dias de sábados em Israel não tem nada haver com o daqui do Brasil devido o fuso horário)! Depois de anunciar a sua vinda aos judeus, fora expulso da sinagoga(como foi guardar se ele foi expulso de lá? Só na cabeça dos que creem uma coisa desta!) João 15: 28 "E todos, na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira". 29 "E, levantando-se, o >expulsaram< da cidade"
Jesus "não veio para todos", mas exclusivamente para os judeus(sei que Ele já tinha em mente, um plano para salvar os gentios antes de sua vinda!) Veja:
"E ele(Jesus), respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas DA CASA DE ISRAEL." (Mt 15: 24)
Com a rejeição dos Judeus, todos os povos que aceitarem o Senhor Jesus têm direito a salvação e ir morar no Céu!
João 1: 11 “Veio para o que era seu(judeus), e os seus não o receberam. 12 Mas, a >>todos quantos o receberam<<, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, AOS QUE CREEM NO MEU NOME”. Veja também: João 14:6

Resposta disse...

Meu amigo não é isto que está escrito na TORAH.

Eliane Silva disse...

Para mim está sendo excelente,pq hoje eu est tendo um novo entendimento sobre a palavra d Deus.

Unknown disse...

Ta mais que explicado veja !.Colossenses 2: 16. Portanto, ninguém tem o direito de vos julgar pelo que comeis, ou pelo que bebeis, ou ainda com relação a alguma festa religiosa, celebração das luas novas ou dos dias de sábado.

Unknown disse...

Vdd irmão , os adventistas não entendem que a lei que era somente para os Judeus foi derrubada por Cristo na cruz , pois a leia é a muralha que fazia separação entre os Judeus e os Gentios veja :Efésios 2: 13. Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. 14. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, 15. isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois um novo homem, assim fazendo a paz.

Moreira disse...

Correto. A Lei cerimonial, figura e sombra do que Cristo fez na cruz, foi derrubada. Porém, todos os preceitos do decálogo continuam em vigor. Ou sera que podemos adorar e prestar culto à imagens? Acho que não né?! Será que Deus permite o adultério? Creio que não. Ah entendi! Esses mandamentos estão em vigor, exceto o sábado, pois esse foi abolido, e segundo A TRADIÇÃO CATÓLICA O DOMINGO É O DIA DO SENHOR EM HOMENAGEM A RESSURREIÇÃO DE CRISTO. Hipócritas. Vocês anulam o mandamento de Deus por causa de tradições de homens.

Unknown disse...

Jesus trouxe um novo mandamento que é para sua Igreja constituída de judeus e gentios o problema maior que muitos tem de entender essas coisas é porque os que são simplesmente religiosos na semelhança dos da época de Jesus nunca vão entender vão discutindo a vida toda não vão conseguir entender nada mas uma coisa é certa Jesus virá buscar a sua Igreja sua noiva amada aí os que não são igreja ficarão envergonhados que Deus tenha misericórdia de vocês raças de víboras a ira de Deus virá e não tardará amém !

Unknown disse...

Meu querido ler mateus c.5 v.17

Unknown disse...

sobre isso:
"Adam Clarke: “Os judeus consideram este preceito como proibindo acender fogo apenas para propósitos de realizar trabalhos ou preparar mantimentos. Mas para obter luz e calor, julgam lícito acender fogo no dia de Sábado…”"
Certamente é um gentio interpretando leis e tradições de outros povos. Nesse caso, como aplicar a cosmo visão sem ser um legítimo judeu? Tudo isso é muito raso, ou melhor, superficial.
Querido autor, O Messias só virá quando os judeus proferirem:
ברוך הבא בשם 'הוה.
Cristão gosta tanto de falar muito, mas precisa abaixar a face quando o assunto for TORAH.

Rodrigo Matoso
Grande abraço
Shalom shalom

Unknown disse...

Gostaria de saber se no Éden tinha judeus
O sábado não seria para o homem?
Em todos os tempos, até que passem o céu e a terra?

Unknown disse...

A lei dos dez mandamentos é válida tanto para judeus como para nós gentios, passamos a ser um povo ső, e igreja do Senhor. Ela nunca foi invalidadada, mas permanece, como cristãos devemos obedece-la toda. Assim mostramos nossa obediência e amor à Deus e amor so próximo.Quem pensa que vale so para o povo judeu, está equivocado e não faz parte do povo de Deus, ou seja IGREJA

Unknown disse...

Por aqui também existe alguns adventistas que andam nas casas, mas eles deveriam só visitam os cristãos,quando deveriam visitar os não crentes,pois quem precisa de médico são os doentes e não os sãos.

Unknown disse...

23/2/2022
Eu pergunto: porque Jesus manda a multidao e os discipulos fazer e cumprir o que os escribas e fariseus ensinam, porém tenham cuidado para não ser hipocrita?
Depois disso manda ensinar tudo que recebeu dele Mt24:20?

Minhas ovelhas escutam a minha voz, quando Jesus fala aos escribas e fariseus sobre o sábado ele estava mostrando que salvar uma vida era uma obra de misericórdia! Entregue as dificuldades ,os fardos a Ele. Se tem uma trave no meio do mandamento mostre a Ele que é quem pode ajudar.Ore e apresente sua desobediência, Ele mostrará o que você deve fazer. Confiar sem duvidar. Tg1:5-7
Com certeza Ele ajudará. O 3xemplo da misericórdia Ex23:4

Então Yeshua disse a multidão e aos discípulos:Os mestres da lei e o escribas se assentaram na cadeira de Moisés. Portanto, tenham o cuidado de fazer tudo o que Eles dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois eles falam e não fazem.Eles amarram cargas pesadas nos ombros das pessoas, mas não levantam um só dedo
para ajudar a carregá-las. .... .Mt23:1-4
Mt5:20 PoisEu lhe digo: a menos que sua justiça seja muito maior que a dos Mestres da Lei e dos escribas, vocês não entrarão no reino do céus.

Em levitico 19:3
Deus coloca o sábado como mandamento igual a honrar Pai e mãe. (Ou seja amar ao proximo).

Cada um de vocês reverenciará seu pai e sua e sua mãe;e vocês guardarão meus sábados, Eu Sou Adonai, o Deus de vocês.
Lv19:3
(Ele quer ser lembrado reverenciado nesse dia, pois terminou sua obra da Criação e dedicou esse dia para se deleitar com os homens e é um dia de bênção.Gn2:3 Veja, observe, peça ao Pai Seu Espírito Santo em nome de Jesus que convence,porque é Ele quem ensina.)
.
Ler João14:26, João 6:44-48
Jeremias 31:33-34

O Pai Celestial: mandou: Escute-O Mt17:5
Deuteronômio 18:18-19 Jesus é o Profeta. Leia o aviso versoDt 18:19

O Espírito Santo junto com os apostolos decidiram no princípio não sobrecarregar de informacoes e por isso disse:
Porque pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não colocar um peso maior sobre vocês além das obrigações seguintes: abster-se do que foi sacrificado a Ídolos, do sangue, de coisas estrangulada e da fornicação.Se vocês evitarem essas coisas estarão fazendo o que é certo.Atos 15:28-29

E Tiago completa:At15:13.20-21 20......
Porque, desde os tempos antigos, Moisés e anunciado em todas as cidades,e suas palavras são lidas nas sinagogas a cada sábado. At15:21

( ele seguiu a orientação de Jesus de
Mt 23:1-4, todo recém-convertido vão aprendendo a Palavra de Deus aos poucos, a ninguém é exigido saber tudo de uma vez.)


Atos 16:13 Então em um sábado, saimos da cidade e fomos para beira do rio, onde sabíamos que se reunia em oração. Sentamo-nos e começamos a conversar com as mulheres reunidas ali.

Ato 17:1-3.11 Segundo o seu costume, Paulo foi a Sinagoga e por três sábados deu-lhe discurso com base nas Escrituras 3 explicando e provando que o Messias devia sofrer e ressuscitar.....11... .

Atos 18:4 todos os sábados ele dava um discurso na Sinagoga e persuadia Judeus e gregos.

Lc 23:56
E voltaram para preparar oromas e óleos perfumados. Mas naturalmente descansaram no sábado, segundo o mandamento.

( o sábado e um dia diferente de todos os outros dias se descansa no Senhor e de sereno e temos a benção do dia da Criação.

.Rm12:10-2020. Paulo ensinava pelas Escrituras.ler
Lv 18, 19, 20. Ex23:1-33.
Profeta escreve como é boa a Palavra. Sl119:105
Sl 119:15

Jó diz como é bom confiar de se deitar pois há esperanca:
Jó13-20 18 voce estará confiante porque há esperança. Olhará em volta e se deleitar em segurança, 19 você se deitara sem que ninguém o faça ter medo. E muitos procurarão ganhar o Seu favor.20.. .

Aleluia.

Unknown disse...

Jó 11:13-20��

Unknown disse...

Yasmin Maria 23/2/22
Faltou indicar o número do cap Jó.
O cap é Jó11:13-20
Zofar está acusando Jó e dizendo que ele deveria reconhecer o erro dele para ter a esperança, e a confiança de se deitar sabendo que pode ficar descansado, pois a vida dele será iluminada.
Deus é Maravilhoso!

Jó 11:13-20
cap 12:3 Resposta de Jó. Ele se defende dizendo que não é inferior Zofar �� .

Diante de Deus todos nós somos iguais.
Agora a diferença está na hora do julgamento. Mt25:31-46