02/07/09

DEUS DISSE A PEDRO "MATA E COME"

O lençol Zoológico de Actos 10.
“No dia seguinte, indo eles de caminho e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao eirado, por volta da hora sexta, a fim de orar. Estando com fome, quis comer; mas, enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase; então, viu o céu aberto e descendo um objeto como se fosse um grande lençol, o qual era baixado à terra pelas quatro pontas, contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu. E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: Levanta-te, Pedro! Mata e come. Mas Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. Segunda vez, a voz lhe falou: Ao que Deus purificou não consideres comum. Sucedeu isto por três vezes, e, logo, aquele objeto foi recolhido ao céu”. (Actos 10:9-16 RA).

Para entendermos um texto, temos de examinar o seu “contexto”, ou seja, ver o que vem “antes” e “depois” do verso e também “qual era o objetivo do autor ao escrever tal declaração”.

Vejamos:
“Ao que eu respondi: de modo nenhum, Senhor; porque jamais entrou em minha boca qualquer coisa comum ou imunda. Segunda vez, falou a voz do céu: Ao que Deus purificou não consideres comum”. (Actos 11:8-9 RA).

Se lermos o contexto do verso (capítulo 10 e 11) compreendemos qual o significado da declaração “ao que Deus purificou não consideres comum”.

“Morava em Cesaréia um homem de nome Cornélio, centurião da corte chamada Italiana, piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus. Esse homem observou claramente durante uma visão, cerca da hora nona do dia, um anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse: Cornélio! Este, fixando nele os olhos e possuído de temor, perguntou: Que é, Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus. Agora, envia mensageiros a Jope e manda chamar Simão, que tem por sobrenome Pedro. Ele está hospedado com Simão, curtidor, cuja residência está situada à beira-mar. Logo que se retirou o anjo que lhe falava, chamou dois dos seus domésticos e um soldado piedoso dos que estavam a seu serviço e, havendo-lhes contado tudo, enviou-os a Jope”. (Actos 10:1-8 RA).

Na cidade de Cesaréia morava um homem de nome Cornélio. Mesmo não sendo judeu, ele buscou a Deus e o Senhor mandou um anjo para confortar Cornélio de que Deus o ouviu; para poder saber melhor o plano de Deus para sua vida, deveria mandar chamar (conforme a ordem do anjo) um homem chamado Pedro.

O objectivo de Deus era que Pedro evangelizasse este homem.
Atendendo á ordem do anjo, Cornélio mandou mensageiros á cidade de Jope para chamar Pedro.
Enquanto se dirigiam para o lugar onde estava o apóstolo, Pedro tinha subido ao eirado para orar; depois de orar, sentiu fome, foi nesta circunstância que Deus lhe deu a visão:

“Então, viu o céu aberto e descendo um objecto como se fosse um grande lençol, o qual era baixado à terra pelas quatro pontas, contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu. E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: Levanta-te, Pedro! Mata e come. Mas Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. Segunda vez, a voz lhe falou: Ao que Deus purificou não consideres comum. Sucedeu isto por três vezes, e, logo, aquele objecto foi recolhido ao céu”. (Actos 10:11-16 RA).

O que significava aquela visão?
“Enquanto Pedro estava perplexo sobre qual seria o significado da visão, eis que os homens enviados da parte de Cornélio, tendo perguntado pela casa de Simão, pararam junto à porta”. (Actos 10:17 RA).

Pedro não compreendeu o que significava aquela visão.
Enquanto ele meditava acerca da visão (verso 19), o Espírito Santo disse: “Estão aí dois homens que te procuram; levanta-te, pois, desce e vai com eles, nada duvidando; porque eu os enviei”. (Actos 10:19-20 RA).

O servo de Deus obedeceu, ao conversar com os mensageiros, convidou-os a entrar e ouviu o relato que lhe foi apresentado, e toma a decisão de ir com eles seguindo a orientação dada por Deus.
Ao ver Cornélio e os seus familiares (verso 24), com o objectivo de ouvir os seus ensinamentos. Pedro foi impressionado pela compreensão da visão que tinha tido e disse:
“...Vós bem sabeis que é proibido a um judeu ajuntar-se ou mesmo aproximar-se a alguém de outra raça; mas Deus me demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo”. (Actos 10:28 RA).

Percebeu? Pedro era judeu e, de acordo com a lei judaica, um judeu não devia misturar-se com alguém de outra raça para não se contaminar. Graças à visão, Pedro compreendeu que Deus tinha uma ideia diferente dos judeus sobre os jentios, para Deus eles não eram comuns ou imundos.
* Podemos ver claramente que “o lençol com animais imundos representava Cornélio e os gentios”
* Quando Deus disse a Pedro “matar e comer” e “não considerar imundo o que Deus purificou”, estava a dizer que não era para considerar “os gentios” (e Cornélio) como imundos e indignos de receber o evangelho. Deus não faz acepção de pessoas.
* O facto de Pedro dizer: “jamais comi coisa alguma comum e imunda” demonstra que ele nunca comeu carne de porco, seguindo assim a orientação da Bíblia.

Agora leia estes versos que irão esclarecer melhor ainda:
“...Portanto, sem demora, mandei chamar-te, e fizeste bem em vir. Agora, pois, estamos todos aqui, na presença de Deus, prontos para ouvir tudo o que te foi ordenado da parte do Senhor”. (Actos 10:33 RA).

Ao Cornélio relatar a Pedro que tinha tido uma visão (leia ao versos 29-33), Pedro viu que, pelo modo como ocorreram as coisas, foi algo de Deus e disse:
“Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável”. (Atos 10:34-35 RA).

Podemos concluir que nestes versos Deus não dá permissão para usarmos alimentos imundos; simplesmente está a ensinar a Pedro que a nenhum homem considere imundo, pois todos são dignos, pelo sangue de Jesus, de receber o evangelho e a salvação. Pode examinar se quiser o capítulo 11, onde Pedro se defendeu perante os apóstolos por ter levado o evangelho aos gentios.

Deus pretendeu (com esta visão) ensinar e não anular as leis de saúde dada ao Seu povo. Tem alguma coisa a ver a lei cerimonial (apontava para o sacrifício vicário de Cristo) e foi abolidada. Enquanto que a lei de higiéne ou leis de dietética (com esta visão) não foram abolidas, aliás, nem podia ser, Deus continua a querer que o Seu povo seja saudável.

As orientações de Levítico 11 servem para todos os povos de todas as épocas, pois o nosso organismo não é diferente das pessoas do passado (o nosso organismo não é ‘mais forte’ a ponto de podermos comer coisas imundas; é muito provável que o organismo humano naquela época tenha sido muito mais saudável que o nosso hoje); a ciência comprova isto.

O nosso corpo é o templo do Espírito Santo (I Coríntios 6:19-20) e, portanto, sagrado aos olhos de Deus; todo aquele que destruir o santuário de Deus com alimentos imundos e substâncias proibidas por Deus, sofrerá sérias penalidades. (Leia I Coríntios 3:16-17; Isaías 65:2-4; Isaías 66:17).

Aceitemos as instruções de Deus a fim de que o glorifiquemos com nosso corpo e sejamos pessoas felizes e saudáveis. Sigamos o seguinte princípio:
“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. (Romanos 12:1 RA).
“... Sede santos, porque eu sou santo”. (1 Pedro 1:16 RA).

13 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Glória a Deus. Não estava entendendo mesmo esse versículo, mais compreendi melhor com a explicação!!!

Unknown disse...

Gostou mto da explicação sobre a visão de Pedro. Limitava-me a acreditar que era relations com a alimentação, não com preconceito ou de raça ou credo religioso. Aprendi agora ! Mto obrigada

Unknown disse...

Corrigindo : Gostei! não como escrevi gostou.

Sandra Mara disse...

Deus é Soberano!
Excelente!

Unknown disse...

ate hk como carne de porco nao sei pq uns come e oitros nao come fica dificil entender quem esta certo sao pessoas intelogentes e que pode muito bem chegar a uma conclusao interpletativa

Unknown disse...

Nesta visão deixa bem claro que Pedro não comia coisas imundas muito bem explicado.Deus não faz excepção de pessoas

Romison disse...

explicou com conhecimento e sabedoria o versículo, porem deturpou tudo no final, JESUS disse que o que contamina o homem é o que sai e não o que entra pela boca.

O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.
Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram?
Ele, porém, respondendo, disse: Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada.
Deixai-os; são cegos condutores de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.
E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa parábola.
Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender?
Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora?
Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.

Mateus 15:11-18

Romison disse...

porem, entretanto, todavia...


Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas.
Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.
O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.
Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.
Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.
Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si.
Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor.
Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos.
Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.
Porque está escrito:Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim,E toda a língua confessará a Deus.
De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.
Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.
Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.
Não seja, pois, blasfemado o vosso bem;
Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens.
Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.
Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo.
Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.
Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.
Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.

Romanos 14:1-23

Oliveira disse...

Jesus falou que os alimentos não tornam ninguém impuro. O que torna alguém impuro sâo as declarações prejudiciais que a pessoa fala. Marcos 7:18,19

Oliveira disse...

Jesus falou que os alimentos não tornam ninguém impuro. O que torna alguém impuro sâo as declarações prejudiciais que a pessoa fala. Marcos 7:18,19

Ney disse...

Muito bom esse texto! Bem explicativo, pois têm irmãos que se "apegam" nesta passagem para sairem por aí comendo de tudo ( porco, jacaré, morcego, cobra, lagarto, coruja, carcará, etc )
e Deus como criador Onisciente, nos ensina aquilo que é saudável comer e aquilo que não é bom para o nosso corpo em Levíticos 11! É óbvio que ninguém vai ficar "impuro" diante da maravilhosa Graça de Cristo Jesus, só porque tomou uma sopa de lagarto ou um guisado de jararaca, mas poderá ter graves consequências, simples assim!

Unknown disse...

Olá boa noite,então me explica sobre bebida alcoólica,e comida sacrificada aos demônios?