01/04/09

NA NOVA TERRA TEREMOS A NOSSA FAMÍLIA?

"Na Nova Terra, continuaremos como família tal como somos aqui nesta Terra? Exemplo: Eu tenho a minha esposa e duas filhas. Na Nova Terra, estas que são minha esposa e minhas filhas, continuarão a ser a minha família, e moraremos juntos?"

Existe um sentido comum, baseado na passagem de Mateus 22:23-22, de que não haverão novos casamentos, nem relacionamento conjugal (sexual) na Nova Terra, pois o modo de vida será diferente do que temos actualmente sob o pecado.

Porém, existem algumas teorias (especialmente entre seitas evangélicas americanas, e até alguns Adventistas) de que o casamento foi instituído por Deus no Éden, e que não há nenhum problema no casamento santo e fiel entre marido e mulher. Portanto, para estas pessoas, mesmo durante a eternidade continuarão a existir os relacionamentos conjugais normais que existem hoje no nosso mundo.

O pensamento "normal" da Igreja Adventista é de que o que já referi, ou seja, de que não existirá relacionamento conjugal, novos casamentos, nem contactos íntimos na Nova Terra, mesmo entre os que já eram casados aqui.
Com relação à sua dúvida específica, ou seja, se o senhor continuará unido a sua actual família após a volta de Jesus, existe uma declaração de Ellen White que oferece uma resposta. Veja o que ela diz:
"Oraremos por vós e por vossos preciosos pequeninos, para que possais, mediante paciente continuação em fazer o bem, conservar vossa face e vossos passos sempre em direção do Céu. Oraremos para que tenhais influência e êxito em guiar vossos pequenos, a fim de que, com eles, possais alcançar a coroa da vida, e no lar lá de cima, que agora está sendo preparado para nós, vós e vossa esposa e filhos possais ser uma família reunida, feliz e jubilosa, para nunca mais vos separardes" - Mens. Escolhidas, vol. 2, pág. 262-263.

Portanto, mesmo que o relacionamento sexual íntimo, seja diferente na Nova Terra (o quão diferente será, nós não temos como dizer ainda), as famílias que forem salvas permanecerão juntas por toda a eternidade.