05/06/09

A FÉ: O QUE É E COMO AUMENTAR?

A fé é necessária para começar a ter um bom relacionamento com Deus
A fé verdadeira que é preciso para começar um relacionamento pessoal e íntimo com Deus é:
1. Acreditar que Deus existe, e que Ele é o Criador de todas as coisas. Sem fé é impossível agradar a Deus e a fé é razoável, porque existem muitas provas da existência de Deus.
2. Acreditar que a Bíblia é a palavra de Deus e tem autoridade final em todos os assuntos de doutrina e fé.
3. Acreditar nas verdades bíblicas acerca de Jesus Cristo, Deus, de si próprio, do mundo, e da salvação. Isto implica compreensão do ensino da Bíblia sobre determinados assuntos porque a fé tem de estar baseada na Palavra de Deus.
4. Não é só crer certas coisas, a fé, é um elemento activo que leva a confiar pessoalmente na pessoa de Jesus, ou seja, crer na fidelidade, no poder e na Sua capacidade para perdoar, cuidar e amar.
5. Acreditar que Jesus, sendo Deus em forma humana, morreu para pagar pelos pecados da humanidade e que através do Seu sangue podemos receber perdão dos nossos pecados e o dom do Seu Espírito Santo.
6. A fé para a salvação está baseada em Jesus e não na igreja, nem nos sacramentos. Temos que confiar totalmente em Jesus e naquilo que Ele tem feito por nós na cruz.
7. Devemos acreditar que Jesus nos aceita tal e qual como somos por causa do seu sacrifício em nosso lugar e que não podemos fazer nada para ganhar mérito e obter salvação pelas nossas próprias obras. Salvação é um dom de Deus e é preciso recebê-la pela fé.

A vida da fé:
Uma vez que tenhamos recebido o dom de salvação pela fé, temos que andar diariamente nesta mesma fé.
1. A fé começa com uma expectativa de que tudo de que Deus fala se vai cumprir. Quando temos a firme certeza sobre o que Deus fala na Bíblia sobre o nosso destino futuro e o futuro deste mundo, podemos começar a ter fé nas coisas mais pequenas. Se não temos fé nas coisas espirituais que a Bíblia nos ensina, vai ser difícil ter fé no dia-a-dia.
2. A fé vê o invisível, sendo consciente da realidade espiritual à nossa volta. Quando deixamos de crer no invisível, a nossa esperança morre. A base de fé é os dois ingredientes da esperança e a consciência espiritual.
3. A fé não é um optimismo ingénuo que não olha à realidade. Temos de olhar para os problemas mas ao mesmo tempo temos de aprender a entregá-los nas mãos de Deus e confiar que Ele os resolverá. Fé foca a nossa atenção em Deus, que tudo pode.
4. Não é presunção, isto é pegar num princípio geral e aplicá-lo a qualquer situação, como por exemplo, deixar de tomar medicamentos porque queremos ser curado por Deus. A pessoa presunçosa tenta exigir que Deus faça aquilo que ela quer, em vez de procurar ouvir a Sua palavra específica para a situação em causa.
5. A nossa fé não pode crescer se não ouvimos a Palavra de Deus. Romanos 10:17 diz:
‘De sorte que a fé vem pelo ouvir e a ouvir pela palavra de Deus.’
6. A fé envolve confiança em Deus em vez de racionalizar os problemas com as nossas próprias mentes ou de tentar compreender como a fé funciona.
7. Deus prova a nossa fé para ver se é genuína e sincera, e se os nossos motivos sãos bons.
8. A fé é prática porque resulta. Deus recompensa a fé verdadeira que é activa e dinâmica. A fé não exige, a fé leva-nos a um relacionamento de confiança em Deus, que nos permite descansar no Seu amor, certos que a o que Deus fizer será melhor do que o que pretendíamos. A fé nunca desiste.
Tropeços à fé
1. Amigos incrédulos que provocam medo a fim de paralisar o crente.
2. Circunstâncias desencorajadores.
3. Frieza ou falta de simpatia na igreja.
4. Zombadores.
5. Demora divina ou medo que Deus não vai responder ao nosso pedido.
6. Teimosia em não obedecer a Deus.
7. Uma mente analítica demais.
8. Uma personalidade que preocupa demais.
9. Prestar atenção às mentiras do diabo.
10. Negligencia em leitura Bíblica e oração.
11. Desilusão, magoas, ou falta de perdão.
12. Opressão do diabo.
13. Focando obcecadamente em nossos problemas.

Suportes da fé
1. Leitura (e até decorar versículos) da Bíblia diariamente.
2. Oração activa a Deus.
3. A certeza que Deus nos ama.
4. Lembrar experiências passadas de quando Deus agiu e nós o sentimos.
5. Testemunhos dos outros de respostas à oração.
6. Ambiente positiva de fé na igreja.
7. Louvor através de cânticos que focam na majestade, grandeza, misericórdia, amor e graça de Deus.