24/06/09

AS CHAVES DO REINO

“Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Mateus 16:17,18.

Pedro, sempre disposto a ser o porta-voz, responde: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16:16). “A verdade que Pedro confessou é o fundamento da fé do crente.”DTN, 349 “Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas”, respondeu Jesus, “porque to não revelou a carne e o sangue, mas Meu Pai que está nos Céus” (v. 17). Uma controvérsia desnecessária tem envolvido Mateus 16:18. Muitos acreditam que Pedro seria “a rocha” sobre a qual Jesus tinha a intenção de construir a Sua igreja. Outros crêem que a fé que Pedro tinha em Cristo era a rocha sobre a qual a igreja cristã seria fundada, enquanto outros, ainda, sugerem que o próprio Cristo é a dúvida quanto outros, ainda, sugerem que o próprio Cristo é a “rocha”. Felizmente, as Escrituras não nos deixam em dúvida quanto ao significado dado por Cristo.
O nome Pedro significa “pedra que rola”, do grego petros. Mas o discípulo não era o seixo sobre o qual Cristo estabeleceria a Sua igreja. Há apenas Um contra O qual as portas do inferno não poderão prevalecer.
Pedro refere-se a Jesus como “pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa ...pedra principal da esquina, eleita e preciosa ...a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina” (1ª Pedro 2:4-8). Mateus registou o testemunho do próprio Jesus (Mateus 21:42), em que Ele Se refere a Si mesmo pelo mesmo termo.
“Se Cristo tivesse feito de Pedro o chefe entre os discípulos, eles não se teriam envolvido repetidamente em discussões sobre qual deles ´parecia ser o maior´ (Lucas 22:24).” 5BC 431.
Apenas Jesus é a Rocha (petra) da nossa salvação. “Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo” (1ª Cor. 3:11). “E em nenhum outro há salvação, porque também, debaixo do Céu, nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos” (Actos 4:12). A Bíblia refere-se, repetidamente, a Deus como “a Rocha”. “Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os Seus caminhos juízos são: Deus é a verdade, e não há n´Ele injustiça; justo e recto é” (Deut. 32:4). “O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio” (Sal. 18:2). Ele é “como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta” (Isaías 32:2). Jesus falou em construir sobre a Sua Palavra como em erigir “uma casa sobre a rocha” (Mat. 7:24).
Cristo fundou a Sua igreja sobre a Rocha viva. A Rocha é ele próprio – o Seu próprio corpo quebrantado e ferido por nós. Contra a igreja edificada sobre este fundamento não prevalecerão as portas do inferno.