11/08/09

DUAS QUESTÕES PERTINENTES. O USO DO VÉU E O CABELO COMPRIDO.

CABELO E VÉU, O QUE É CORRECTO?

O Apóstolo Paulo fala de facto sobre estes assuntos. No entanto só o fez a uma Igreja que habitualmente era muito polémica, a Igreja de Corinto (I Cor. 11:5,6,10,13); e mais em nenhuma outra epístola; e mesmo em todo o Novo Testamento, nada há a respeito, nem outros apóstolos ou o Senhor Jesus a ele Se referiram.Não discuto que estes textos homologuem tal prática, porém trata-se de um assunto inteiramente regional da igreja dos coríntios. Tanto é verdade que Paulo afirmou que as igrejas de Deus e ele mesmo, não tinham o costume de usar véu (I Cor. 11:16), e de facto não tinham mesmo, como hoje não têm.Desta maneira, fazer uma doutrina de um texto não é aconselhável, respeitamos os que praticam tal pratica, no entanto não é um princípio bíblico, mas trata-se fundamentalmente de uma questão cultural. Queremos dizer, se na cultura de um país é usual a mulher usar véu, não há razão para que a mulher crente não o use. Ora, o que Deus abomina é a confusão de sexo.
O homem deve ter cabelos de homem e mulher cabelos de mulher. O homem deve vestir como homem e a mulher vestir-se como mulher. Isto é tanto mais evidente, que nos países do Médio Oriente, ainda hoje, é habitual homens e mulheres vestirem uma espécie de túnica, no entanto, eles diferenciam perfeitamente a túnica do homem e a túnica da mulher.
Não deveria o homem crente, de costas, dar a impressão que é uma mulher, ou a mulher dar a impressão que é um homem (pelo menos na nossa cultura, Jesus usou cabelos e vestes longas; era o costume cultural do Seu tempo; ainda hoje os orientais trajam assim; é o costume de sua região).
Creio que a própria consciência do/a discípulo/a de Cristo pelo Espírito Santo dirá o que é certo e o que não é. Infelizmente, é bom reconhecer, que a permissividade invadiu o campo do sagrado e as consciências entraram além dos limites do bom senso e dos toques do Espírito do Senhor.