04/02/10

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ALMA E ESPÍRITO?

Existe uma infeliz confusão na mente de muitas pessoas no que diz respeito a alma e o espírito. Isto é agravado pelo fato de que em alguns idiomas e traduções da Bíblia, as palavras "alma" e "espírito" têm somente um equivalente. Fundamentalmente a "alma", que se refere a todos os constituintes de uma pessoa, algumas vezes, também refere-se ao espírito. Contudo, na Bíblia, normalmente existe uma diferença de significado entre "alma" e "espírito"; alma e espírito podem ser "divididas em partes separadas" (Hb. 4:12).
As palavras em hebraico e grego para "espírito" ("Ruach" e "Pneuma", respectivamente) também são traduzidas das seguintes maneiras:
Vida .......... Espírito
Mente ........Vento
................. Respiração
Deus usa o seu espírito para preservar a criação natural, incluindo o homem. O espírito do homem, que está dentro do homem, é, assim, a força vital dentro dele. "O corpo sem o espírito está morto" (Tiago 2:26). "Deus soprou-lhe (nas narinas de Adão) o fôlego (espírito) da vida; e o homem tornou-se alma vivente (criatura [Gn. 2:7]) ". Jó fala do "sopro de Deus" como estando "no meu nariz" (Jó 27:3 cf. Is. 2:22). O espírito da vida dentro de nós é, assim, dado ao nascer, e permanece tanto quanto nosso corpo estiver vivo. Quando o espírito de Deus é retirado de alguma coisa, isto perece imediatamente - o espírito é a força da vida. Se Deus "retirasse o seu espírito e fôlego, toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria ao pó. Se há em ti entendimento, ouve isto" (Jó 34:14-16). Novamente, a última sentença dá a entender que o homem acha muito difícil concordar com esta exposição da sua real natureza.
Quando Deus retira o Seu espírito de nós na morte, não somente o nosso corpo morre, mas cessa toda a nossa consciência. O reconhecimento de Davi sobre isto levou-o a acreditar mais em Deus do que em criaturas fracas, como os homens. O Salmo 146:3-5 é um forte oponente às declarações do humanismo: "Não confieis em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação. Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó (o pó do qual somos feitos); nesse mesmo dia perecem todos os seus desígnios. Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio".
Na morte, "o pó volte à terra, como era; e o espírito volte a Deus, que o deu" (Ec. 12:7). Anteriormente mostramos que Deus está presente em todos os lugares pelo Seu espírito. Neste sentido "Deus é Espírito" (João 4:24). Quando morremos, nós "damos o último suspiro", no sentido de que saiu o espírito que estava dentro de nós. Aquele espírito é absorvido pelo espírito de Deus que é tudo à nossa volta; então, na morte "o espírito volta a Deus".
Como o espírito de Deus sustenta toda a criação, este mesmo processo de morte ocorre nos animais. Homens e animais têm o mesmo espírito, ou força vital, dentro deles. "Porque o que acontece aos filhos dos homens, isso mesmo também acontece aos animais; a mesma coisa lhes acontece. Como morre um, assim morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego (espírito); e nenhuma vantagem têm os homens sobre os animais" (Ec. 3:19). O escritor continua dizendo que não há diferença discernível quanto a onde vão o espírito dos homens e dos animais (Ec. 3:21). Esta descrição dos homens e dos animais tendo o mesmo espírito e morrendo a mesma morte parece aludir, de volta, à descrição do quanto os dois, homens e animais, que têm o espírito de vida de Deus (Gn. 2:7; 7:15), foram destruidos pela mesma morte no dilúvio: "Pereceram todos os seres viventes que se moviam sobre a terra, tanto de ave como de gado e de animais selvagens, e de todo réptil que se arrasta sobre a terra, e todo homem. Tudo o que tinha fôlego (espírito) de vida...morreu...Assim foram exterminados todos os seres" (Gn. 7:21-23). Prosseguindo, observe como o Sl. 90:5 se assemelha à morte no dilúvio. O relato em Gênesis 7 mostra claramente que, em termos fundamentais, o homem está na mesma categoria que "toda carne...toda substância viva". Isto se deve ao fato deles terem o mesmo espírito de vida dentro de si.

2 comentários:

Unknown disse...

paz!

o amado ACRESCENTOU algo ao texto de Ec 12:7 que diz: E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.

no texto não diz que NA MORTE o espírito volta a Deus

essa doutrina de ir ao trono de Deus na morte foi inventada pelo homem, pois a bíblia ensina outra coisa.

Por João 3:13 sabemos que ninguém subiu ao Céu senão aquele que de LÁ desceu (o filho do homem).
seria João um mentiroso?
paz

roseabreucaldas disse...

o problema aí,tá na interpretação;ec 12;7,diz: E o pó volte à terra,como o era e o espírito a Deus,que o deu.Dorival,o que volta a ser pó,é a carne e o que volta de onde veio,é o espírito,mais claro que isso,impossível...