12/02/10

ACREDITAVA ELLEN WHITE NA DIVINDADE DE CRISTO?

O texto do livro “Mensagens Escolhidas”, vol. 1, págs. 226, 227, é mais bem compreendido quando o lemos juntamente com algumas citações de Ellen White no livro “O Desejado de Todas as Nações”. Antes de passar-lhe tais textos, quero fazer um comentário sobre a citação que extraiu dos Testemunhos:
Ele não está escrito no original da forma como você apresentou. Diz Ellen White:
“Antes que fossem postos os fundamentos do mundo, Cristo, o Unigênito de Deus, comprometeu-Se a tornar-Se o Redentor da raça humana, caso Adão pecasse. Adão caiu, e Aquele que era participante da glória do Pai antes de existir o mundo, pôs de lado as Suas vestes reais e Sua real coroa, e desceu de Sua alta autoridade para tornar-Se um Bebé em Belém, a fim de que, palmilhando o caminho onde Adão tropeçara e caíra, redimisse a humanidade caída. Sujeitou-Se a todas as tentações que o inimigo apresenta aos homens e mulheres; e todos os assaltos de Satanás não conseguiram fazê-Lo desviar-Se de Sua lealdade ao Pai. Vivendo uma vida sem pecado, testificou Ele de que todo filho e filha de Adão pode resistir às tentações daquele que primeiro trouxe o pecado ao mundo. Cristo trouxe aos homens e mulheres o poder de vencer. Veio ao mundo em forma humana, a fim de viver como homem entre os homens. Assumiu os riscos da natureza humana, para ser provado e tentado. Em Sua humanidade, era participante da natureza divina. Em Sua encarnação obteve nova intuição do título de Filho de Deus. Disse o anjo a Maria: “A virtude do Altíssimo te cobrirá com a Sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.” Luc. 1:35. Ao mesmo tempo que era Filho de um ser humano, tornou-Se o Filho de Deus num novo sentido. Assim Se achou Ele em nosso mundo – o Filho de Deus, mas ligado, pelo nascimento, à raça humana.”
Vamos analisar as expressões em negrito:
Unigênito de Deus” – No grego bíblico, o termo (monogenes) significa “o único da mesma espécie”. Aqui é dito que Cristo é o único “Filho” (no sentido hebraico do termo – igualdade, segundo João 5:18), entre os humanos (lembre-se: Cristo encarnou e se tornou parte da família humana) que é Divino como o Pai. Nós não o somos.

Aquele que era participante da glória do Pai antes de existir o mundo”- Nessa frase, a autora está confirmando Miquéias 5:2 e Isaías 9:6, onde Jesus é chamado de “Pai da Eternidade”. Um Ser que é chamado de “Pai da Eternidade” não pode ser uma criatura.

Suas vestes reais e Sua real coroa”- Só um ser Divino pode ser o Rei do Universo.

Sua alta autoridade” – ou seja: mesma autoridade do Pai – leia João 5:21.

Veio ao mundo em forma humana” – se ele veio em forma humana, isso significa que antes Ele tinha uma forma Divina. O trecho está de acordo com Filipenses 2:5-8.

Em Sua humanidade, era participante da natureza divina” – Mesmo tendo encarnado, Jesus não deixou de ter a natureza divina. Não há na Bíblia a ideia de “um deus mais poderoso que outro”. Isso é pagão. Portanto, Cristo é Deus como é o Pai (e o Espírito Santo – ver Actos 5:3, 4).

Ao mesmo tempo que era Filho de um ser humano, tornou-Se o Filho de Deus num novo sentido” - Em qual sentido? o restante da frase esclarece: “Assim Se achou Ele em nosso mundo – o Filho de Deus, mas ligado, pelo nascimento, à raça humana.”

Quando encarnado, Cristo tornou-se o Filho de Deus “num novo sentido” por que “Ele se achou em nosso mundo” e porque foi “ligado, pelo nascimento, à natureza humana”. A partir desse momento, o Salvador se torna “filho” também no sentido de depender do Pai para realizar Suas obras na Terra, pois, o Senhor não poderia usar o poder Divino dEle em seu próprio favor!

Percebeu? A citação está é confirmando a Divindade do Salvador e Sua igualdade com o Pai na Divindade.

Vamos a alguns textos do livro “O Desejado de Todas as Nações, pág:
“EM CRISTO HÁ VIDA ORIGINAL, NÃO EMPRESTADA, NÃO DERIVADA”.

Vamos reler, juntos: Em Cristo há vida original [Ele não se originou do Pai], não emprestada [o Pai não emprestou a vida a Ele], não DERIVADA [a vida de Cristo não derivou do Pai].

Como provar o contrário?

O Desejado de Todas as Nações, pág. 20:
“No princípio, Deus Se manifestava em todas as obras da criação. Foi Cristo que estendeu os céus, e lançou os fundamentos da Terra. Foi Sua mão que suspendeu os mundos no espaço e deu forma às flores do campo. “Ele converteu o mar em terra firme.” Sal. 66:6. “Seu é o mar, pois Ele o fez.” Sal. 95:5. Foi Ele quem encheu a Terra de beleza, e de cânticos o ar. E sobre todas as coisas na terra, no ar e no firmamento, escreveu a mensagem do amor do Pai”.

Perceba que Ellen White aplicou A JESUS o Salmo 66:6 e o 95:5 – que fala de Javé! Como duvidar que ela era Trinitariana?

O Desejado de Todas as Nações, pág. 24:
“Foi Cristo que, do monte Horebe, falou a Moisés, dizendo: “EU SOU O QUE SOU…. Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.” Êxo. 3:14. Foi esse o penhor da libertação de Israel. Assim, quando Ele veio “semelhante aos homens”, declarou ser o EU SOU. O Infante de Belém, o manso e humilde Salvador, é Deus manifestado “em carne”. I Tim. 3:16. ”

Ellen White AFIRMA que Jesus é o Deus “Eu Sou” que falou com Moisés – o Eterno – e que Ele é “Deus manifesto em carne”, como afirma 1 Timóteo 3:16!

Portanto, é impossível dizer que Ellen White não cria na Trindade e na Divindade de Cristo!

Precisamos analisar todos os textos dela sobre o mesmo assunto para não corrermos o risco de o interpretarmos de forma errada, suscitar heresias e trazer para si a perdição eterna.

Estou a sua disposição para maiores esclarecimentos.
Fique com Deus!
Por Leandro Quadros