31/03/10

É A BÍBLIA ACTUAL?

Vamos deixar a Bíblia explicar-se a si mesma. Mas, como você sabe, antes de qualquer consideração sobre o assunto vamos falar com Deus em oração. A oração é uma conversa com Deus, onde se pode falar sobre dificuldades, desafios, alegrias, pedidos, agradecimentos, etc. Neste momento, vamos pedir para Deus nos ajudar a compreender este assunto de vital importância. Oremos.
Se você preferir, leia esta oração que fiz para exemplificar: "Senhor Jesus, muito obrigado pela oportunidade que o Senhor nos dá, neste momento, de estudarmos a Tua Palavra. Ajuda-nos a melhor compreendê-la para colocarmos em prática em nossas vidas. Pedimos isto em nome de Jesus, amém." Agora, faça a sua oração.
Com base nos textos que estivemos estudando na nossa última conversa - revise se tiver esquecido - já podemos ter algumas conclusões, mas veremos outros textos para não ficar dúvidas da vontade de Deus em relação a este assunto.
No início da Bíblia temos um dos livros de Moisés, chamado Deuteronómio. No capítulo (número grande) 4 e no versículo (número pequeno) 2, está escrito: "Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que vos mando." (Deuteronómio, capítulo 4 e versículo 2 pode-se abreviar assim: Deut.4:2)
O texto deixa claro que Deus não gosta que se acrescente e nem se diminua nada naquilo que Ele diz, em Sua Palavra, a Bíblia.
Mas, este texto está no início da Bíblia. Vamos então, ver um texto lá no meio da Bíblia.
Provérbios 30:5 e 6 - "Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso."
Este texto que está no meio da Bíblia também deixa claro que não devemos acrescentar nada ao que Deus disse, não devemos acrescentar nada a Palavra de Deus, A Bíblia. Mas, e lá no final da Bíblia, o que será que poderemos encontrar? Pode ser que lá Deus tenha dado uma nova instrução alterando as ordens claras dadas até aqui. Vamos ver o que diz lá no final da Bíblia.
Apocalipse 22:18, 19 (este é o último livro da Bíblia e exactamente o último capítulo).
"Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro."
Nossa... Este texto foi para tirar toda e qualquer dúvida sobre este assunto. Coitado daquele que tentar alterar, para mais ou para menos aquilo que está na Bíblia.
A figura foi só para deixar claro que você hoje está sendo avisado. Dramático eu? A minha preocupação é não enganar você. A minha preocupação é em falar sempre a verdade, nada além da verdade. Não adiantaria uma mentira agradável, mas mortal. Prefiro sempre a verdade, por mais dura que seja.
É tão bom quando estamos indo em uma direcção errada e aparece alguém para nos mostrar a direcção certa. Sem bem que algumas pessoas ficam irritadas com quem mostra o caminho certo. O meu compromisso é mostrar o caminho certo. Espero que você goste.
Mas, e se aparecer um anjo anunciando um evangelho diferente do que encontramos no Velho Testamento, ou de qualquer outra parte da Bíblia? O que devemos fazer se aparecer um anjo ensinando outro evangelho?
Em Gálatas 1:8, diz: "Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema."
Anátema, significa maldito, maldição.
Você consegue ver como é sério o que estamos estudando? Veja bem, se uma igreja sair ensinando doutrinas que não estão na Bíblia, por quem sabe, terem sido adicionadas na igreja pela tradição dos antigos, ou esta igreja tenha inventado outros mandamentos no lugar dos mandamentos de Deus, o que fazer? Devemos adorar a Deus mesmo assim nesta igreja?
Mateus 15:9 - "E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens."
Marcos 7:7, 8 - "E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. Negligenciando o mandamento de Deus guardas a tradição dos homens."
Que coisa triste... Adorar a Deus em vão... Mas será que não basta fazer milagres, curas em nome de Deus? Fazer muitas orações, dizer: Senhor! Senhor! Falar palavras bonitas... Será que não é suficiente?
Mateus 7:21 a 23 - "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, MAS AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE MEU PAI, QUE ESTÁ NOS CÉUS. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demónios, e em teu nome não fizemos muito milagres? Então, lhes direi explicitamente: NUNCA VOS CONHECI. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade."
Eu fico arrepiado só em pensar em tal cena...
Será que toda a Bíblia, desde o início até o final, toda ela, tenha informações úteis para alguma coisa?
2º Timóteo 3:16 - "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correcção, para a educação na justiça."
Mas Deus deve ter mudado, hoje estamos em outros tempos...
Malaquias 3:6 - "Porque eu, o Senhor, NÃO MUDO; por isso, vós, ó filhos de Jacob, não sois consumidos."
Mas, Jesus é mais bonzinho, acho que Ele deve ter mudado alguma coisa...
Hebreus 13:8 - "Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre."
Ah, mas, Ele deve ter mudado algumas regras, algumas leis Ele deve ter revogado, cancelado... Será que posso pensar desta forma?
Mateus 5:17 - "Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir."
Pelo que estou notando, com DEUS não existe nem sombra de mudança?
Tiago 1:17 - "Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança."
Deus não muda, Jesus também não, a Bíblia, muito menos. Toda ela foi inspirada por Deus e toda ela serve para o nosso ensino. Para aprendermos qual é a vontade de Deus para as nossas vidas.
Está tudo muito claro. Precisamos tomar uma decisão neste momento.
O que vamos fazer com o que aprendemos?
Vamos continuar a viver a nossa vida como se não tivéssemos lido nada disto aqui? Precisamos decidir agora. Este é o momento.
Lembre-se sempre: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32