14/07/10

COMO OBTER PAZ E ALEGRIA?

Int. Actos 16:30

* Esta é sem duvida a pergunta mais importante que um ser humano pode fazer: “Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar ?”

* A verdade porém, de uma ou outra forma, todas as pessoas, são levadas a esta grande questão:
- Porque não tenho paz ?
- Que vazio é este que tenho no peito ?
- Porque razão me falta sempre qualquer coisa para ser plenamente feliz ?

* De facto o carcereiro fez a pergunta que todo o ser humano mais cedo ou mais tarde se colocará.

* E isto porque todos nós, no mais profundo do nosso coração desejamos estar bem com Deus, fazer amizade com O Criador do Céu e da Terra.

* Que devo fazer para me salvar ?

1. Raptada e o preço do resgate.

* A nossa situação é em tudo semelhante à daquela jovem de 20 anos, herdeira de um multimilionario da Flórida. Esta jovem foi vitima de um crime horrendo.

* Na noite 17 de Dezembro de 1968, Barbara Mackle passava a noite num hotel com a sua mãe.
* Às 4,11’ da manhã, ouviu vozes à porta, de repente alguém bate à porta dizendo-se policia. Anunciava que o namorado de Barbara tinha tido um grave acidente.

* Ela teve um pressentimento que o que aquele homem dizia não correspondia à verdade. Porém não foi suficientemente rapida para impedir a sua mãe de abrir a porta.

* Um homem de grande porte fisico entrou acompanhado de um outro invidividuo vestido de rapariga. Ele tinha uma arma. Taparam o nariz da mãe com um lenço embebido em cloroformio, portanto um liquido anestésico, esta adormeceu imediatamente.

* A jovem levada a alta velocidade num automovel. Foi enterrada viva numa caixa forrada a contra-placado. Dentro encontrava-se um ventilador que ligado a uma bateria fazia circular o ar. Depois de lhe deixarem comida e agua, e algumas instruções para sobrviver, os raptores fecharam a caixa e enterraram-na a cerca de dois metros de profundidade, tapada com terra ficou completamente sepultada.

* Barbara contou mais tarde o que tinha passado, dizia no entanto que era indescritivel o que tinha sofrido a nivel emocional.

* Conta que quando começou a ouvir as pazadas de terra a cairem em cima da caixa, disse: “Eu gritava e continuei a gritar, depois parei e comecei a ver se ouvia alguma coisa, era um silencio completo, pensei então, que eles tinha desistido, pouco a pouco comecei a empurrar a tampa e foi então que verifiquei que estava estava realmente enterrada e abandonada. Estava histérica e gritava, depois fiquei em silencio esperando uma resposta. Mas nada, só o silencio.

* Durante este tempo o pai da Barbara, um milionario, soube o que se tinha passado com a sua filha, ela tinha sido raptada, estava prisioneira, sã e salva, mas enterrada viva dentro de uma caixa, pouco maior que um caixão, só seria solta em troca de um milhão de dolares.

* Foram-lhe dados pormenores como ele devia proceder para pagar o resgate. Se ele falhasse estava em causa a vida da vida da sua própria filha.

* Barbara esteve três dias e meio enterrrada. Cada dia ela sentia-se mais débil. A luz da bateria começou a perder intensidade bem como o ventilador. A um certo momento a luz foi cortada e ela conta que a escuridão ela total. Trevas, as mãos encostadas aos olhos e não as via.

** Há cerca de 6.000 anos um impostor bateu à porta deste mundo e foi recebido pelos nossos primeiros pais, Adão e Eva deram-lhe autorização para entrar.

* Foi admitido graças a um argumento mentiroso, falacioso. Ele disse que vinha trazer ajuda. Afirmou que o seu plano abriria os olhos, os tornaria mais inteligentes.

* Sem duvida que o fruto proibido era agradavel à vista e certamente fazia subir a agua à boca.

* Mas a beleza do pecado era exclusivamente exterior. Essa beleza dissimulava um veneno mortal.

* O plano de Satanás teve êxito. As suas propostas foram aceites. O homem abriu a porta completamente e o raptor entrou pela porta, não pela porta principal, que é a do coração. Mas pela porta das traseiras que é a porta dos desejos, da cobiça.

* Por isso diz o apostolo Paulo: Rom. 5:12.

* O pecado separa o home e a mulher de Deus e do lar que tão amorosamente se lhes tinha oferecido, o Éden.

* Tornaram-se escravos de Satanás.

* Paulo explicou essa experiencia ao seu filho espiritual Timoteo da seguinte maneira: 2ºTim. 2:26.

* O homem tinha colocado todas as suas expectativas no Diabo. Esperava muito, mas não recebeu nada. Foi Isaias que o disse: Is. 52:3.

* O homem esperou receber muito e não recebeu nada ! Quando pensamos vender qualquer coisa, esperamos receber o equivalente ou até mais do valor da coisa vendida.

* No tempo de Isaias e ainda hoje, há quem penhore certos valores, até que a vida se recomponha e poder recuperar a coisa penhorada. Mas Deus diz: “Por nada fostes vendidos, e sem dinheiro (prata) sereis resgatados”.

* Isaias diz que não somente o homem não recebeu nada em troca de se ter vendido ao Diabo, mas não têm nem nunca poderá obter os meios de se libertaar.

* Barbara, enterrada viva num tumulo secreto, não podia fazer nada para obter o resgate exigido pelos seus raptores, ela não podia pagar a sua vida a sua liberdade.

* Toda a humanidade se encontra na mesma condição.

* Leiam-me comigo o que diz o Salmista 49:8.
* O que diz São Paulo, Rom. 3:23; 6:23.

* A vida do homem foi colocada em penhora por causa da cobiça, do pecado e não pode ser resgatada, o ser humano não pode reaver o que é seu por meios próprios.

* Porque a vida só pode ser resgatada com o mesmo valor: VIDA.

* Dado que todos penhoraram a vida. Não há vida, não há preço para a vida.

2. Alguém pode pagar o resgate.

* Mas a Biblia proclama a Boa Nova. Alguém pôde pagar o resgate ! O Unico que o podia fazer, fê-lo cheio de amor, mas pagando um preço infino: Jesus Cristo, O UNICO.

* Certamente as palavras mais sublimes que descrevem este resgate, foram ditas por Isaías, o profeta: Is. 44:21,22.

* Um grito de alegria se ouve: Jesus salva, e “Em nenhum outro há salvação, pois também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Act. 4:12

* Muitas pessoas não compreendem, muitos não entendem porque razão só Jesus pôde resgatar:

- Porque não um ser de um outro mundo que não tenha pecado ?
- Ou um santo anjo ?
- Ou mesmo o Espirito Santo ?

* Porque razão Jesus é o Unico que pôde pagar o preço e ser realmente o Salvador da Familia humana ?

* A resposta está num texto já lido: Isaías 44:21,22 “Eu te formei...eu te remi”.

* Estas duas declarações vão a par, são inseparáveis. Elas explicam porque Cristo, e somente Ele, pode salvar.

* Jesus é o Unico Salvador porque Ele é o Unico Criador.

* Não nos podemos salvar porque não nos fizemos a nós próprios, e pela mesma razão nenhum homem ou mulher pode salvar o seu irmão.

* O Criador assume a responsabilidade das faltas das criaturas que Ele formou. Por direito ela deviam ser imputadas exclusivamente ao homem: Galatas 6:7.

* Esta é a justiça, e se Deus a exercesse sem misericoridia, não tinhamos porque nos lamentar, ou a quem criticar senão a nós próprios.

* A minha mãe tinha o habito de citar um velho provérbio: “ Assim como fizeres a cama, assim nela te deitarás.”

* Mas Deus é amor, e o amor vai para além das exigencias e da justiça: citar João 3:16.

* Realmente queridos irmãos quando pensamos na maneira como o homem tem tratado Deus e os seus próprios semelhantes, como se tem destruido a si mesmo, vemos claramente que não foi a justiça, mas o amor, e o amor unicamente que fêz com que o Filho de Deus, deixasse o trono da Glória para vir a este vale de dôr, de lagrimas, de tragédia e de morte, para salvar o homem caído.

* Por isso gosto muito de ler São João 1:10,14.

* No horizonte da humanidade só duas possibilidades se apresentavam: 1) Cristo podia deixar morrer o homem nos seus pecados, 2) ou então descer sobre a terra como um de entre nós, viver sem pecado, e morrer pelas suas transgressões. Ele decidiu pela segunda alternativa.

“Ele foi tratado como nós o mereciamos afim que nós sejamos tratados como Ele o merece. Ele foi condenado pelos nossos pecados, dos quais não participou, afim que sejamos justificados pela Sua justiça, à qual não tinhamos nenhum direito. Ele sofreu a nossa morte, para que nós possamos receber a vida que está nEle.”
Testemunhos para a Igreja vol. 1, p. 265 (frances).

3. Um resgate ilimitado.

* Voltemos à historia da Barbara Mackle. Um telefonema de um dos raptores informou o pai que uma mensagem datilografada tinha sido escondida na sua propriedade, essa mensagem dava todas as indicações em relação ao dinheiro e como se procederia à libertação da jovem. Eis o que dizia a mensagem:
“ Estimado senhor, temos a vossa filha em nosso poder, ela será liberta em troca de um resgtate de um milhão de dolares. Ela está sã e salva, ainda que se encontre numa posição extremamente penosa...numa caixa enterrada no meio de um terreno deserto e impossivel de encontrar. Ela tem alimentos e agua para 7 dias, depois desta data a energia que lhe fornece ar e luz será curtada...depois mencionavam os valores das notas e a data...etc.
Depois de ter tudo pronto, deve anunciar em varios jornais a seguinte mensagem: querida, rogo-te que voltes para casa...etc.

Entretanto a policia soube do que se estava a passar, e na altura em que o pai depositava o dinheiro no lugar combinado a policai apareceu. Mas a unica coisa que conseguiu foi interceptar o dinheiro.

Eles telefonaram para um pastor de uma igreja evangelica...e finalemente as coisas foram feitas como eles exigiam e ela foi liberta. Que alegria !

* A palavra resgate aparece varias vezes no Novo Testamento: Mat. 20:28; Marc.10:45; 1ºTim.2:6.

* O resgate da menina foi em troca de dinheiro. O resgate do ser humano, foi muito mais elevado: 1Ped. 1:18,19. “Sabendo que não foi com coisas corruptiveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, a qual por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o preciosos sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha.”

* O sangue de Cristo, tão precioso em consequencia da Sua vida sem pecado, é o resgate suficiente para todos, suficiente para todas as épocas do passado, do presente e do futuro.

* Quando Paulo e Silas na prisão oravam e cantavam hinos a Deus, “ e os outros presos os escutavam.”

* Quando veio um terremoto tão grande que os alicerces do carcere se moveram.

* Quando o carcereiro viu as portas das prisões se abriam e os grilhões de todoscaiam.

* Temendo que os prisioneiros fugissem, temendo pela sua vida. Tirou a espada e quis matar-se.

* Ele que estava numa posição de força estava agora numa posição de fraqueza.

* Deus amava Paulo e Silas, mas tinha um grande amor por aquele carcereiro. Deus ama aqueles que se consideram seguros.

* Deus ama aqueles que tem tudo para se sentirem seguros.

* Mas Deus na Sua misericordia, permite que estes homens caiam na fraqueza real que é a fraqueza humana, para poder dizer: “ Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo.” Act. 16:31.

* O carcereiro teve fé. Quer dizer aceitou o sacrificio de Jesus. Teve consciencia que não há segurança sem Jesus.

Experiencia: Um grande evangelista ilustrava o que é a fé, contando a sua própria experiencia. Ele quando menino gostava de seguir o seu pai por toda a parte, uma vez era noite e não havia luz, o pai desceu os degraus que levavam à cave.
- Pai acende a luz para eu descer.
- Nâo filho, salta na direcção da minha voz e eu seguro-te.
O menino não distinguia nada no escuro, tinha medo.
- Não te preocupes, salta, eu estou aqui e seguro-te, não precisas de me ver. Basta que saltes e eu seguro-te. Eu vejo-te.
Então o menino, perguntou:
- Paizinho, estás pronto ?
¬¬- Claro que sim. Salta !
O menino fechou os olhos e saltou. O pai segurou-o fortemente.

* Se o menino tivesse ficado no alto da escada, a raciocinar será que o meu pai está lá ? Será que ele cuidará de mim ? Será que ele terá suficiente força ?

* Ainda hoje lá estaria. Mas nunca teria aprendido o que significa confiança, nunca teria tido uma relação de amor profundo como teve ao confiar plenamente no seu pai.

* A salvação é uma operação de resgate. Todos conhecemos ou temos ouvido falar em operações de resgate.

*Experiência pessoal: Não há muito tempo aventurei-me a nadar sem olhar a distância, dava braçadas vigorosas a maré estava a descer e rápidamente distanciei-me da praia umas centenas de metros. Quando tentei regressar percebi que não tinha forças, comecei a boiar de costas para recuperar energia suficiente para combater o ímpeto do mar que me levava para mais longe. Todos os meus esforços resultavam em perda de força e distanciar-me da praia cada vez mais. Eu sentia orgulho, a minha família estava na praia eu nadava bem e não queria cair na humilhação de pedir socorro. Assim, continuei a lutar até que sem forças mal me sustinha à superfície. Decidi que não era momento apropriado para manter aquela atitude e comecei a fazer gestos desesperados. Em poucos minutos 4 nadadores-salvadores rodearam-me e trouxeram-me para terra firme. Estava finalmente resgatado, não salvo, mas na condição para ser salvo. Foi necessário algumas manobras para que a água que eu tinha engolido saísse, outras manobras de reanimação, massagens cardíacas. Finalmente, estava salvo.

* O que é resgatado é-lhe exigido fé. É o que salva que dirige os movimentos.

* Confia porque se meteu em apuros que não pode sair sem ajuda, a confiança é atitude correcta de quem se arrepende e não há salvação sem genuino arrependimento.

* Arrependimento é um sentimento de mágoa por se ter ofendido Deus.

* Arrependimento é o reconhecimento de ter transgrdido a Santa Lei de Deus, tal como foi escrita pelo Seu próprio Dedo.

* Arrependimento é a consciencia de se ter valorizado o ego, os seus desejos em detrimento da vontade soberana de Deus.

* Arrependimento é um desejo profundo de querer que Deus reine no céu e na terra.

* Arrependimento é viver com Jesus e para Jesus. Galatas 2:20.

Conclusão: O que significa que o arrependimento dá-nos uma esperança segura na salvação.

* No presente partilhamos do ambiente poluido contaminado por um Inimigo em revolta contra Deus.

* Mas nesta esperança vivemos a certeza que em breve e finalmente seremos libertados !

* Barbara Mackle pode dar-nos uma ideia, imaginemos o seu sentimento quando foi liberta e pode abraçar a sua mãe e o seu pai ?

* Ela tinha estado na sepultura, ela experimentou a morte psiquica e emocional.

* Que sentiremos quando enfim formos libertados desta prisão escura que é o pecado ?

* Quando o resgate foi pago. O FBI, recebeu um telefonena anonimo, a dizer onde se encontrava a jovem.

* De repente Barbara começou a ouvir barulho sobre a caixa prisão. Ela disse: “ Retive a respiração... era verdade, alguém estava ali para me salvar”

* A Policia telefonou para os pais, dizendo que a filha tinha estado prisioneira a mil Kms de distancia, mas agora estava salva.

* A unica coisa que os pais puderam dizer foi: “Deus vos abençoe, Deus vos abençoe !”
* Como será o dia da vitória final, Jesus em Glória, que se aproxima para nos libertar. Quais seão os nossos sentimentos, quando ouvirmos a trombeta de Deus e a voz de Jesus a chamar os mortos ?

* Que glória será ver o Sol da Justiça ?

* Ver Aquele Ser tão amado que veio a este mundo para nos resgatar ?

* Todos gritaremos: Isaias 25:9