03/10/10

O ESPÍRITO SANTO E A OBEDIÊNCIA

LEITURA BÍBLICA: 1ª COR. 10:1-4; NEEMIAS 9:12-14.
E os guiaste de dia por uma coluna de nuvem, e de noite por uma coluna de fogo, para os alumiares no caminho por onde haviam de ir.
E sobre o monte de Sinai desceste, e falaste com eles desde os céus; e deste-lhes juízos rectos, e leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons.
E o teu santo sábado lhes fizeste conhecer; e preceitos, e estatutos, e lei lhes mandaste, pelo ministério de Moisés, teu servo.

Dois são os propósitos pelos quais devemos viver a plenitude do Espírito Santo:
1) Reflectir Jesus na nossa vida: 1 João 3:24
2) Receber poder para testemunhar: Actos 1:8.

Resumindo poderíamos dizer: Permitir que Jesus ministre aos outros por nosso intermédio.

A – Jesus e os Dez Mandamentos.
Jesus e a Lei de Deus são inseparáveis. Para dizer a verdade, foi Jesus, antes da Sua encarnação, quem entregou a Moisés os Dez Mandamentos. O Deus que comunicou os mandamentos, revelou-Se a Moisés como o “EU SOU” (Êxodo 3:14). Jesus reivindicou ser o “EU SOU” do Antigo Testamento: João 8:58.

Os textos lidos no inicio 1ª Cor. 10 e Neem. 9, eliminam qualquer dúvida de que foi Jesus que desceu na nuvem sobre o Monte Sinai e encontrou-SE com Moisés, para escrever o Decálogo com o Seu próprio dedo.

Jesus cumpriu na vida a Lei de Deus, afirmando categoricamente que o Seu propósito era cumprir os justos reclamos da lei, não destruí-la ou anulá-la (Mat. 5:17).

Existem dois tipos de obediência que os pretensos cristãos podem praticar. Uma que chamo obediência “externa”. Esta obediência é praticada quando o crente obedece à Lei de Deus simplesmente porque Deus disse para obedecer. Esse tipo de obediência não passa de legalismo, pois não vem do coração.

A segunda forma de obediência é a obediência “interna”. Essa obediência é praticada por um desejo interior e profundo que o crente tem de obedecer a Deus.

Obediência externa sem obediência de coração não é aceite por Deus
Salmo 51:16-17;
Porque te não comprazes em sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.
Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

Mateus 5:18;
Porque, em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.

No Antigo Testamento, Deus prometeu dar aos Seus filhos um “coração novo” e fazer com que eles andassem nos Seus estatutos. Ez. 36:26,27.
E vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo, e tirarei o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
E porei dentro de vós o meu espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.

Essa promessa cumpre-se na Nova Aliança, na qual Deus assegura:
”Na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei…” Heb. 8:10.

Paulo aos Coríntios foi mais concreto ao dizer: 2 Cor. 3:3.
Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.
- O crente e cada igreja devem ser cartas de Cristo diante do mundo. O material no qual se escreve é o coração e o que se escreve é a Lei de Deus, que reflecte o carácter de Cristo.
- No tempo do apóstolo Paulo em geral escrevia-se em papiro com canetas de cana, a tinta era feita de um material pigmentado de preto. Mas não se trata de escrever em papiro, nem no coração, mas na mente, é preciso muito mais do que um homem inspirado, necessita-se directamente do Espírito do Deus Vivo.
- A lei de Deus manifesta-se em santidade, obediência e santificação. Ou seja de forma espontânea. Atinge não só o intelecto, mas a vontade e os sentimentos (Sal. 1:2)

B – O Baptismo Santo e a Lei de Deus.

Esta Lei é inscrita de novo por Deus. É o Espírito Santo que escreve a eterna Lei no coração do crente que é baptizado pelo baptismo do arrependimento e pelo baptismo do Espírito.

É a esta experiência que a Bíblia chama estar selados com o Espírito Santo
Mas, o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus,
O qual, também, nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações. 2 Cor. 1:21-22;
- Selou, “marcou” “autenticou”, o selo que Deus coloca nos homens e nas mulheres como reconhecimento que são filhos e filhas do Altíssimo, confirmados em Cristo e dedicados para seu serviço.
Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperámos em Cristo;
Em quem, também, vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, Ef. 1:12-13.
Então como é que nós podemos saber que a Lei de Deus foi escrita no nosso coração? Como posso saber se tenho o selo do Espírito Santo?

Deixem-me dar alguns exemplos: todos nós temos televisão em casa. Estamos a assistir a um programa que tem como enredo o envolvimento de cenas de adultério (sétimo mandamento), linguagem obscena (terceiro mandamento), homicídio (sexto mandamento), engano e roubo (oitavo e nono mandamento).

Se faço vista grossa a essas cenas. Pergunto; está a Lei de Deus escrita no meu coração pelo Espírito Santo?

Se a Lei estivesse escrita no meu coração qual seria a minha atitude? Agrada-me esse programa?

Ou é isto atitude fanática? Mudou Deus com o tempo? Ou é Ele o mesmo ontem, hoje e eternamente?

As características que descrevem os habitantes de Sião preparados para se encontrar com Cristo na Segunda Vinda diz que esses crentes tapam “os ouvidos, para não ouvir falar de homicídio” e fecham “os olhos, para não ver o mal”: Isaías 33:15.
… o que tapa os seus ouvidos, para não ouvir falar de sangue, e fecha os seus olhos, para não ver o mal.
Os crentes que vivem sinceramente na esperança da Segunda Vinda deixaram o Espírito Santo escrever a Lei de Deus nos seus corações é por essa razão que vivem na esperança da volta do Senhor.

Hoje, quero concluir com uma citação da serva do Senhor:
C – Conclusão:
A Verdadeira Obediência.
“Toda a verdadeira obediência vem do coração. Do coração de Cristo também procedia a Sua obediência. E se consentirmos, Jesus se identificará como os nossos pensamentos e ideais, dirigirá o nosso coração e espírito em tanta conformidade com o Seu querer, que obedecendo-Lhe, não estaremos senão seguindo os nossos próprios impulsos. A vontade, refinada, santificada, encontrará o seu mais elevado deleite em fazer o Seu serviço. Quando conhecermos a Deus como nos é dado o privilégio de conhecer, a nossa vida será de contínua obediência. Mediante o apreço do carácter de Cristo, por meio da comunhão com Deus, o pecado se nos tornará aborrecível.” Desejado de Todas as Nações,

Quando isto acontece, passamos a reflectir o carácter de Jesus e a realizar as Suas obras. Passamos efectivamente a experimentar o que João diz: “E aquele que guarda os Seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele. E nisso conhecemos que Ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu.” 1ª João 3:24.

O crente selado pelo Espírito Santo conhece verdadeiramente o Senhor, pois experimenta a Sua presença em cada momento da vida.

Quando o Senhor vier, não ouvirá as palavras: “Não vos conheço”, como foram dirigidas às virgens loucas que não levaram óleo extra – plenitude do Espírito Santo (Mateus 25:12).

Os que permitem que Cristo habite neles através do Espírito Santo são os que consumaram o seu casamento com Ele. Cristo “conhece” a sua verdadeira noiva.