19/10/10

A LEI DADA PELA SEGUNDA VEZ

Logo após a rebelião, Moisés subiu novamente para o Monte Sinai. Moisés tinha quebrado as tábuas da aliança em pedaços ao pé da montanha. Depois que Moisés suplicou a Deus, o Senhor falou novamente a Moisés sobre a Lei:
Ex 34:1-2 "ENTÃO disse o SENHOR a Moisés: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas tábuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste. E prepara-te para amanhã, para que subas pela manhã ao monte Sinai, e ali põe-te diante de mim no cume do monte."

Assim, Moisés recebeu os Dez Mandamentos numa segunda ocasião:
Êxodo 34:1-4 "ENTÃO disse o SENHOR a Moisés: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas tábuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste...Então Moisés lavrou duas tábuas de pedra, como as primeiras; e levantando-se pela manhã de madrugada, subiu ao monte Sinai, como o SENHOR lhe tinha ordenado; e levou as duas tábuas de pedra nas suas mãos... 28 E esteve ali com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos. E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai trazia as duas tábuas do testemunho em suas mãos, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com ele."


" Moisés mostrando as tábuas da lei " por Rembrandt 1659. Museu Staatliche, Berlim. Os Dez Mandamentos são ilustrados como: gravados em letras de ouro, em pedras negras, e com um esplendor que vem da face de Moisés'. A palavra hebraica krn é traduzida como "brilhante", irradiando raios de luz. A Vulgata latina traduz o palavra krn como chifres. Isto levou os artistas medievais como Michelangelo a representar Moisés como tendo chifres de animais que saíram de sua testa.

--------------------------------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------------
Tradição Judaica
De acordo com tradição Rabínica, foram colocadas as primeiras leis referentes a Deus à direita da tábua de pedra, e, à esquerda como a maioria assume, porque o hebraico é escrito da direita para a esquerda. Na tradição judaica, são colocadas as cinco ordens em ambos os lados da tábua.
Também é interessante a notar que na tradição judaica está o Primeiro Mandamento: "Eu sou o SENHOR teu Deus" em lugar do que normalmente é ensinado no catolicismo romano e tradições Cristãs, "Tu não terás outros deuses diante de mim ".

Também havia centenas de leis determinadas, divididas de três em três:
Leis morais (10 Mandamentos escritos pelo dedo de Deus),
Leis civis (Leis civis e judiciais),
Leis cerimoniais (Sacrifícios, Dias de Festas, etc.). ___________________________________
Sobre o governo Hebraico. . .
"Algumas nações colocam a soberania da Sua terra nas mãos de uma única regra (a monarquia), algumas nas mãos de um número pequeno de regras (oligarquia), e algumas nas mãos de pessoas (democracia). Moisés nosso Mestre nos ensinou a colocar a não colocar a nossa fé em nenhuma destas formas de governo. Ele nos ensinou a obedecer a Lei de Deus, para que somente Deus governe. De acordo com o Seu poder, Deus sempre ordenou que o Seu povo elevasse os olhos para Ele, porque n'Ele está todo o bem, e todo a provisão para o ser humano, e para cada um em particular, e n'Ele as pessoas encontram auxílio quando eles oram a Ele. Quando passam por sofrimentos, nada Lhe. Da Sua compreensão nenhum pensamento do coração do homem é oculto."
-Flávio Josefo,
Contra Apion, Volume Um.
________________________________________
Quando Moisés entregou a Lei ao povo Hebreu, ele ensinou aos Israelitas que o Senhor esperava, que eles fossem pessoas santas, separadas da imoralidade pagã e da idolatria. Aqui foi estabelecido o Judaísmo. Deus determinou o sistema religioso centrado no Tabernáculo (o lugar onde o sangue era aspergido na arca), os sacrifícios, e o sacerdócio. Os Levitas eram a tribo sacerdotal, e Arão (o irmão de Moisés') foi o primeiro Sumo Sacerdote.
O Israel foi numerado e organizado para guerra. As 12 Tribos foram estabelecidas (os Filhos de Jacob) e foram designados os líderes para cada tribo.


Tradição Judaica

Por que a montanha santa era onde o Torah foi dado era chamado Sinai? É porque foi nesta montanha que Moisés (Heb. Mosheh) conheceu o Senhor. O Senhor apareceu a ele meio de uma sarça ardente que não se consumia. A palavra arbusto em hebraico é "sneh". De acordo com tradição judaica a palavra Sinai vem de 'sneh', e foi o nome dado à montanha por causa do sneh. Nesta montanha, o sneh, se queimou, mas não se consumiu, da mesma foi que o Torah iria iluminar resplendorosamente a muitos, e nunca se consumiria.
Exôdo 3:2 "E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia."

A Oferta para o Tabernáculo
Ex 25:1-8 Então o SENHOR falou a Moisés e diz: " ENTÃO falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada. E esta é a oferta alçada que recebereis deles: ouro, e prata, e cobre, e azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e peles de texugos, e peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de acácia, azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção, e especiarias para o incenso, pedras de ônix, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral. E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis. "
(Veja também os Materiais Santos)
Deus estava chamando o povo a entregar os seus corações para Ele. Estas palavras ecoam nas palavras de Jesus Cristo:
Mt 10:8 " De graça recebestes, de graça dai".
Isto revelou que o Deus deles não estaria distante do seu povo como com todos os deuses dos gentios. O Deus que falou a Moisés era um Deus pessoal, imensamente interessado na vida do seu povo, sempre recebendo a sua adoração, e recebendo as ofertas de materiais em uma obra que proveria uma tenda para o Deus vivente.
Deus lhes pediu que fizessem este grande trabalho com toda a sua habilidade. De alguns, a oferta era de ouro, de outros simplesmente bronze . De um o linho fino do Egipto, enquanto de outro uma oferta de pelo de cabra. Um homem poderia ter prata enquanto outro, um pouco de óleo de oliva. Ele é um Deus cortês, e as ofertas deles exemplificavam um atributo que eles trariam a Ele. Realmente este tempo de dar espontaneamente, revelou o que estava em seus corações, da mesma maneira que a viúva nos dias de Jesus:
Marcos 12:43-44 "E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento."
Assim, o povo que estava pasmado, com terror na Presença de Deus, estava aprendendo que o Deus deles era agora o Seu marido, e realmente foi casado com o seu povo, e Ele tomaria o lugar dele no centro do acampamento, e daria a eles um padrão de adoração, pela qual eles poderiam estar em relacionamento com Ele.
Centenas de anos mais tarde, o Rei Salomão, estava pasmo com o pensamento de que Deus preparou uma maneira de se aproximar de Deus. Ele perguntou:
2 Crónicas 6:18 " Mas, na verdade, habitará Deus com os homens na terra? Eis que os céus, e o céu dos céus, não te podem conter, quanto menos esta casa que tenho edificado?"
Quando Deus disse a Moisés que eles estariam construindo um santuário para o Deus todo-poderoso, Ele não deixou que Moisés ou Arão ou o conselho dos setenta anciões inventassem um templo para que Ele manifestasse a Sua presença:
Êxodo 25:9 "Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis."
Não houve nada da imaginação do homem. O povo de Deus poderia prover os materiais, mas o plano pertencia exclusivamente ao próprio Deus. O homem não poderia inventar uma maneira própria de se aproximar de um Deus santo. Não obstante, Deus na Sua graça estava disposto a proporcionar um local pelo qual o homem todo pecador, poderia aproximar-se de Deus, e poderia ter a garantia de que Deus estaria com ele, e em relacionamento com Ele, porque a Aliança de Deus garantia que Deus não pode falhar.
Vash'kanti - mikdash - li - v'assoo - b'tocham
" E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. " (possa estar neles).