24/03/11

O DEUS DAS PORTAS ABERTAS

Colossenses 4:2-4
Paulo pede aos irmãos que orem por ele, a fim de que Deus possa abrir portas para a pregação do evangelho: “Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado; para que eu o manifeste, como devo fazer” (Col. 4:3-4). Este conceito de abrir portas está presente em toda a Bíblia, reforçando a ideia de que temos um Deus que nos oferece soluções, principalmente, nos momentos mais difíceis da vida.
O Deus da Bíblia é o Deus que abre portas. Ele cria acessos, franqueia oportunidades e abre portas de emergência.
DEUS ABRE A PORTA DOS CÉUS
Deus abriu a porta dos céus para que o homem pudesse para restabelecer a relação de vida. Jacob sonhou: “E eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela” (Gn 28.12). Despertando Jacob do seu sono declarou: “Na verdade o Senhor está neste lugar, e eu não
o sabia. E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a casa de Deus, a porta dos céus” (Gn 28.16-17). Esta porta aberta nos céus é um tipo de Jesus. Ele é a porta que Deus abriu para que entrássemos à sua presença. Jesus disse a Natanael: “Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem” (Jo 1.51). Jesus é a porta que nos dá acesso à vida eterna, o caminho que nos leva a Deus. Disse Jesus: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá e achará pastagem” (João 10:9).
DEUS ABRE A PORTA DOS CORAÇÕES
Cada pessoa tem uma porta espiritual de entrada. A palavra de Deus quando pregada é dirigida e captada pela mente, trabalha com as emoções e afeta a vontade. Deus é quem abre a porta dos corações dos incrédulos para que eles recebam a salvação. Foi o que aconteceu com Lídia: “Certa mulher chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia” (At 16.14). A expressão o Senhor lhe abriu o coração indica que Deus tocou as emoções e abriu a porta da morte espiritual, trazendo-lhe vida. At 11:18; 2ª Co 4:6;
Como Deus abre a porta dos corações? Deus abre a porta do coração dos incrédulos no momento da conversão, por meio da ação soberana do Espírito Santo. Ele é quem produz a regeneração e o novo nascimento. Ele tira o coração de pedra e coloca um coração de carne (Ez 36.26-27; Jo 3.1-8; Tt 3.4-7).
DEUS ABRE A PORTA DAS PRISÕES
Toda a vez que o povo de Deus foi perseguido, com prisões e encarceramentos, o Senhor providenciou libertação e abriu grades. O livro de Atos revela alguns exemplos.
O primeiro exemplo está registado em Atos 5.17-32. Os saduceus, movidos pela inveja, prenderam os apóstolos numa cadeia pública. Deus, porém, os libertou: “Mas, de noite, um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere e, conduzindo-os para fora, lhes disse: Ide e, apresentando-vos no templo, dizei ao povo todas as palavras desta Vida” (At 5:19-20).
O segundo exemplo encontra-se em Atos 12. Herodes resolveu prender e maltratar os líderes da igreja. Ele mandou matar Tiago e mantinha Pedro na prisão com o objetivo também de lhe tirar a vida. Deus envia um anjo para libertar Pedro da prisão e da morte: “Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o qual se lhes abriu automaticamente; e, saindo, enveredaram por uma rua, e logo adiante o anjo se apartou dele” (At 12.10).
O terceiro exemplo aparece em Atos 16. Paulo e Silas foram açoitados e presos injustamente, por pregarem o evangelho, em Filipos. Na cadeia, com os pés presos ao tronco, eles oravam e cantavam louvores a Deus. De repente, sobreveio tamanho terramoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos (At 16.26).
Este três exemplos revelam que o nosso Deus liberta o seu povo de todas as prisões e cadeias, que tentam impedir o avanço do evangelho e da pregação da Palavra. Ninguém segura ou prende o servo de Deus, em missão.
DEUS ABRE A PORTA PARA A PREGAÇÃO
Deus abre oportunidades para pregação do evangelho. Esta era a convicção de Paulo: “Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra a porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado; para que eu o manifeste, como devo fazer” (Cl 4:3-4).
No final da primeira viagem missionária, Barnabé e Paulo relataram à igreja em Antioquia sobre o que Deus tinha feito: “Ali chegados, reunida a igreja, relataram quantas coisas fizera Deus com eles e como abrira aos gentios a porta da fé” (At 14.27). A porta aberta aqui é o acesso dos gentios à salvação pela fé e a inclusão dos mesmos no corpo de Cristo, a igreja.
Quando escreveu aos crentes de Corinto, Paulo explica o seu itinerário ou o seu plano de viagem: “Ficarei, porém, em Éfeso até ao Pentecostes; porque uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu; e há muitos adversários.” (1Co 16.8-9) Aqui a porta aberta é um conjunto de circunstâncias favoráveis para se realizar o trabalho de Deus, fruto da providência divina. Paulo usa este termo como o mesmo sentido em 2 Coríntios 2:12 “Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e uma porta se me abriu no Senhor, não tive, contudo, tranquilidade no meu espírito, porque não encontrei o meu irmão Tito; por isso, despedindo-me deles, parti para a Macedónia.”
Deus abre portas para pregação do evangelho e a plantação de novas igrejas. Deus cria oportunidades com pessoas e lares que facilitam a evangelização. Como é que Deus faz isto? Ele faz isto de forma soberana, pois ele está no controlo da sua obra (At 16.6-10). Ele faz isto respondendo a oração dos que pedem (At 13.1-3)
Concluímos dizendo que o mesmo Deus que abre portas é o mesmo que fecha. “Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: estas cousas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de David, que abre e ninguém fechará, e fecha, e ninguém abrirá. Conheço as tuas obras – eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar.” (Ap 3.7-8). A porta que Deus abre ninguém fecha e a porta que ele fecha ninguém abre. Creia nisto!

Sem comentários: