01/04/11

SERÁ O ANTICRISTO UM HOMEM OU UM PODER?

Paulo referiu-se ao Anticristo como “o homem do pecado … o filho da perdição” (2 Tessalonicenses 2:3). É principalmente por causa deste verso que milhões de pessoas têm acreditado que haverá apenas um protagonista. Será o Anticristo um só homem ou um poder? 
O que quer dizer o apóstolo Paulo neste texto?
A Bíblia diz claramente que há “muitos anticristos” (1 João 2:18) e um “espírito do anticristo” (1 João 4:3). João escreve também que qualquer pessoa que nega a verdadeira doutrina de Jesus Cristo é “o enganador e o anticristo” (2 João 1:7-9). Assim,  a ideia da existência de apenas “um” anticristo não é correta no contexto bíblico.
Há outras declarações igualmente inspiradas na Bíblia em paralelo com a expressão de Paulo, “o homem do pecado”. Em Daniel refere o “chifre pequeno” (Daniel 7:8), no Apocalipse a “besta” (Apocalipse 13:1), “o mistério da iniquidade” (2 Tessalonicenses 2:7), e “o iníquo” (2 Tessalonicenses 2:8). De quem ou de que coisa está a Bíblia a referir-se?
A maioria concorda que o “chifre pequeno” de Daniel, a misteriosa “besta” do Apocalipse, e o “homem do pecado” de Paulo, todos se referem ao mesmo poder. Daniel 7 descreve quatro animais – um leão, um urso, um leopardo, e um dragão; como a besta com dez chifres (Daniel 7:3-7). Depois surge na cabeça da besta o “pequeno chifre, diante do qual três dos primeiros chifres foram arrancados” (Daniel 7:8). Este