24/06/11

DECLARAÇÃO SOBRE O CUIDADO AOS PACIENTES TERMINAIS

Esta declaração de Consenso foi aprovada e votada pela comissão executiva da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia na sessão do Concílio Anual em Silver Spring, Maryland, 9 de Outubro de 1992. Para as pessoas cujas vidas são guiadas pela Bíblia, a realidade da morte é reconhecida como parte da atual condição humana, afetada pelo pecado (Gén. 2:17; Rom. 5; Heb. 9:27).
“Há tempo de nascer, e tempo de morrer” (Ecles. 3:2). Embora a vida eterna seja um dom que é concedido a todos os que aceitam a salvação por meio de Jesus Cristo, os fiéis cristãos aguardam a Segunda Vinda de Jesus para a completa realização de sua imortalidade (João 3:36; Rom. 6:23; I Cor.15:51-54). Enquanto esperam pela volta de Jesus, os cristãos podem ser chamados a cuidar dos pacientes terminais e a enfrentar pessoalmente sua própria morte.
A dor e o sofrimento afligem a vida de cada ser humano. Os traumas físicos, mentais e emocionais são universais. Contudo, o sofrimento humano não tem qualquer valor meritório ou expiatório. A Bíblia ensina que nenhuma quantidade ou intensidade de sofrimento humano pode expiar o pecado. Apenas o sofrimento