27/06/11

JESUS O “UNIGÉNITO FILHO DE DEUS” – GERADO OU ETERNO?

A palavra “unigénito” (monogenes), quando aplicada a Cristo, destaca a Sua singularidade – Ele é o único através do qual podemos obter vida eterna.
As Escrituras falam de Jesus como sendo eterno (Jo 1:1; Hb 1:8,10-12, etc). No entanto, deparamo-nos com passagens onde Jesus é chamado de “unigénito” (por exemplo, Jo 3:16), palavra que vem do latim ”unigenitus” cujo significado é “único gerado por seus pais, filho único”.1 Mas, se Jesus é eterno, como pode ter sido “gerado”?
As línguas bíblicas são de muito auxílio para uma boa interpretação dos textos bíblicos. Nesse sentido, um estudo do significado da palavra grega monogenes ajuda a compreender melhor a Pessoa do Filho na Sua relação com o Pai e a humanidade.
A palavra grega monogenes é composta de duas outras: monos, que significa “único” “” “sozinho” “sem igual”2 e genos, cujo significado é “espécie” “género” “classe”3 a Sua melhor tradução seria, então, “único” “único da sua espécie” “único do seu gênero”4.
A palavra monogenes tem a sua correspondente na palavra hebraica yachíd , cuja tradução é “único” “precioso” como era o caso de Isaque (Gn22:2,12,16). Ele era “único”, no sentido de ser o único filho da promessa, e não no sentido de ser o único filho gerado por Abraão.5 Talvez a melhor tradução da