30/03/12

QUAL O SIGNIFICADO DE CÉUS (plural) E TERRA - Isaías 66:22?

Muitas pessoas ao lerem Isaías 66:22 interrogam-se sobre esta diferença entre plural e singular.

O profeta Isaías no verso 22 apresenta a restauração de todas as coisas quando findar o pecado sobre este mundo. A segunda vinda de Cristo será marcada de restauração plena não apenas dos seres humanos que aguardam a Sua vinda com temor, obediência e amor mas também trará restauração física para o planeta Terra. Bom, para o planeta Terra todos nós sabemos, porém, temos que ter em mente que o texto também aplica a restauração além da terra usando a expressão céus. Alguns ensinam que os céus que serão restaurados serão os céus atmosféricos (ver 2ª Coríntios 12:2*). Este céu realmente será restaurado, porém temos que ter em mente que os céus das aves já fazem parte da terra como num todo. Portanto fica evidente que algo além deste planeta está nos planos da restauração. Mas como poderia os céus além da terra serem restaurados se lá não houve a infecção do pecado?
Análise do contexto

Antes do pecado entrar neste mundo, antes mesmo da terra ser criada, sabemos que no céu houve um ser que cometeu pecado. Lucifer rebelou-se contra Deus e contra a sua lei no céu e consequentemente arrastou um terço dos anjos que serviam e amavam a Deus. Use a sua imaginação e reflita nisto. Como conseguiu Lucifer pôr em causa o caráter de Deus de tal forma a conseguir fazer que uma terça parte de anjos também se revoltasse contra Deus? Que tipo de argumento usou ele e quão perfeita foi a sua capacidade de argumentação a ponto de levar seres perfeitos a terem dúvidas da justiça divina?
Não nos foi revelado o nível de argumentação e intelecto usado por Lucifer para conseguir tal façanha, mas sabemos pelos resultados, que ele foi surpreendente e extremamente capaz de realizar tal proeza. Não é à toa que a Bíblia diz que ele era muito sábio, perfeito e cheio de resplendor (Ezeq. 28:16 e 17).

Lucifer questionou o caráter de Deus de tal forma que semeou dúvidas quanto a Sua integridade, caráter e justiça. Essa dúvida permeou não apenas o entendimento dos anjos que com ele caíram, mas também de todo o Universo. Todos os anjos e seres criados por Deus em todo o vasto universo não foram infectados mas foram afetados pelo pecado através da dúvida (1).