04/04/12

A Prevenção da Diabetes na Bíblia

Provérbios 25:27 – “Comer muito mel não é bom ...” – Este conselho bíblico está entre uma colectânea de muitos outros conselhos e provérbio de sabedoria. Com certeza, hoje mais do que nunca sabemos que não devemos abusar dos alimentos com muitas calorias como o mel.
Hoje é sabido que uma dieta rica em açúcar e carbo-hidratos, estimula a produção de insulina e aumenta as possibilidades da diabetes em pessoas sedentárias, de meia idade e idosos. A Insulina é a hormona que se encarrega de promover o armazenamento de gordura no tecido adiposo (regiões de acúmulo de gordura). Toda a vez que uma grande quantidade de caloria é ingerida, seja por carbo-hidratos ou gordura, é a Insulina que irá transportar o produto final, a glicose, para as células musculares e a gordura para as adiposas; esses dois tecidos compõem 65% do peso corporal.
Estimular a produção de Insulina através da ingestão indiscriminada de calorias na forma de açúcar e carbo-hidratos é expor o organismo a um fator que somado às condições de sedentarismo e preocupações do dia-a-dia, determinarão a obesidade ou o stress. Naturalmente estimulada a insulina tem o seu papel fisiológico no organismo, mas se estimulada com uma dieta calórica e acompanhada desses fatores, ela torna-se nociva e pode determinar o surgimento da própria Diabetes.
A Diabetes tipo II pode ser adquirida por uma dieta mal planeada e hábitos sedentários. Só depois que o açúcar e os produtos industrializados foram inventados o número de diabéticos tipo II tem aumentado. A prevenção consiste em se evitar o açúcar; ser moderado nos carbo-hidratos e fazer exercícios.
A Diabetes, algumas vezes, resulta da ingestão excessiva de doces e de outros carbo-hidratos; e esse é um dos fatores que levam à ´explosão´ das células beta das ilhotas de Langerhans (células do pâncreas que produzem a Insulina); super estimuladas pela dieta muito calórica, as células passam a produzir hormonas em quantidades descontrolada, até romperem as suas membranas e perderem as suas funções.
Por via de regra, a Diabetes é uma doença hereditária; devido ao caráter genético recessivo que existe em 20% da população. Mas são os hábitos alimentares que conduzem a manifestação da doença. A Diabetes tipo II ocorre em pessoas mais idosas, obesos e sedentários. A ingestão constante de uma dieta calórica e a inactividade, levam o organismo a um esgotamento das funções metabólicas e também determina o surgimento da doença.

É curioso que os Israelitas receberam orientações sobre não ingerir “muito mel”, mas também ao saírem do Egito Deus lhes aplicou medidas de Saúde que hoje são modismos – fez o povo caminhar (exercício), deu uma dieta leve (maná, frutas do deserto, e carne de aves), e água pura para beber. Esses conceitos são inerentes ao texto bíblico, mas nos nossos dias dimensionam-se de uma forma extraordinária, apontando para a revelação que foi colocada nas Escrituras.