13/05/12

O Número 7 em Génesis 1:1 e Génesis 2:1-3

Génesis 1:1 - No princípio criou Deus os céus e a terra.
Dos números que carregam um significado simbólico no uso bíblico, sete é o mais importante. Ele é usado para significar integralidade ou totalidade. Subjacente a todos esses usos do número sete está a semana de sete dias, o que, de acordo com Gênesis 1:1 - 2:03 e Êxodo 20:11, pertence à estrutura divina da criação. Deus completou sua obra de criação em sete dias (Gn 2:2), e sete dias constituem um ciclo completo de tempo.1

1 Ryken, L., Wilhoit, J., Longman, T., Duriez, C., Penney, D., & Reid, DG (2000). Dicionário de imagens bíblicas (ed electrónico.) (774). Downers Grove, IL: InterVarsity Press

Leia agora algumas curiosidades interessantes:
1. Este versículo contém 7 palavras.
2. O número total de letras em hebraico é 28, ou 7 x 4
3. A frase se divide em duas partes iguais: as 3 primeiras palavras: "No-princípio, criou Deus", contém 14 letras. As 4 palavras restantes também contém 14 letras.
4. A segunda metade da frase divide novamente em duas partes iguais: As 2 palavras para "os céus" contém 7 letras, e as 2 palavras para "e-a-terra" contêm 7 letras.
5. O três substantivos, "Deus" os "céus" e a "terra" têm juntos 14 letras.
6. O valor numérico dos três nomes é 777, ou 7 x 111.
7. O valor numérico do verbo, "criado", é de 203, ou 7 X 29.
8. A palavra do meio (2 letras) e a anterior (5 letras), juntas têm 7 letras.
9. A palavra do meio e a que vem depois dela, juntas têm 7 letras.

Ainda mais notáveis são os numéricos, que estabelecem as letras individuais de modo que não podem ser alterados. Hebraico é chamada de uma linguagem sintética, isto é, o significado a ser expresso é indicado em grande parte pelo uso de prefixos e sufixos. Em alguns casos a mudança do prefixo pode inverter completamente o significado da frase inteira. É, portanto, mais importante que a primeira e a última letra das palavras sejam protegidas contra qualquer alteração. Agora veja como a estrutura numérica faz isso.

Mais uma curiosidade: o 7 em Génesis 2:1-3
1 ASSIM os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.
2 E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
3 E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.
Que dia é o sétimo dia?