06/04/14

Podem os anjos aparecer?



EXISTE VERDADE ABSOLUTA?

VERDADE OU MENTIRA?


Eu tenho certeza que você já deve ter passado por esta situação. Você expondo uma doutrina bíblica para alguém e essa pessoa refutando-a dizendo que isto é uma verdade relativa. Verdade relativa?! Isso mesmo, eu e você provavelmente já ouvimos muitas vezes este termo. Desculpas como “essa verdade não se aplica mais a nós”“na nova aliança não é assim” ou até mesmo “nada haver” são sinônimos das verdades relativas criadas pelo homem. Então ai vem a questão chave:se existem verdades relativas, como eu posso saber o que é realmente verdade ou o que é mentira (o oposto dessa verdade)?
Nosso mundo está cheio de pessoas que preferem acreditar na mais variada gama de coisas. Coisas que podem ser grandes como os astros ou pequenas como cristais. No final das contas, as pessoas tendem a acreditar naquelas coisas com base no seu contexto social, na educação que tiveram ou até mesmo nelas mesmas, pois nada como eu mesmo para saber o que é realmente bom para mim, não é? Errado! A bíblia fala “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” Jer. 17:9 (NVI). E você pode comprovar isso por você mesmo. Quantos de nós já não nos decepcionamos ou entramos em verdadeiras roubadas por seguir o nosso próprio entendimento? Se já fizemos isso e deu errado, podemos concluir que o mapa que estamos seguindo pode conter algum erro.
Ok, mas se este erro vir de Deus, ai como fica? Para responder a essa pergunta precisamos criar uma simples linha de pensamento: se o erro vem de Deus, Deus erra; se Deus erra, não posso confiar; Se não posso confiar, não vou usar; se não uso, não serve para mim. Se retiramos Deus da equação, sobra novamente a nossa própria consciência e decisão. Consegue ver o problema? É um loop sem fim que acaba sempre te traindo. Para consertar isso, precisamos resolver aonde está o erro. O erro está simplesmente na fonte no qual estamos extraindo todas as nossas decisões e pensamentos.
Chegará o tempo em que Deus simplesmente permitirá que as pessoas se deixem levar por suas próprias convicções. Ou seja, Deus permitirá que a fonte de toda linha de pensamento venha de qualquer outra coisa menos da única fonte de verdade absoluta deixada para a humanidade:a bíblia.
Os mandamentos e conselhos deixados por Deus nos revelam a forma de um caráter perfeito que não pode ser enganado pelo coração falho do Homem. A meia verdade prega que infidelidade pode ser causado pela situação do casal num determinado momento. Enquanto, a bíblia diz “não adulterarás.” a meia verdade afirma que existe mentira branca e que você sempre tem que olhar para o fim e não para o meio na condução das suas atitudes. A verdade absoluta diz “não dirás falso testemunho” e “teme primeiro a Deus do que os Homens” a meia verdade diz que você precisa dar muito dinheiro para receber mais bençãos, enquanto a única verdade promete bençãos bem diferentes das materiais devido a sua fidelidade e confiança em Deus. Eu poderia listar muitos outros exemplos, mas meu ponto é: será que estamos sendo “enganados por Deus” ou apenas estamos seguindo nosso coração e mente naquilo que queremos realmente acreditar?
Então como distinguir a verdade da meia verdade=mentira? Somente através da única fonte de verdade absoluta. Essa nos ditará os parâmetros de contrafação para nos dizer exatamente no que devemos acreditar? A biblía mesmo nos ensina “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo. 8:32) e “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo. 17:17).
Mas ainda podemos falhar na famosa interpretação como eu comecei o texto lá em cima. Porém, a mesma verdade absoluta diz que “quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir” (Jo. 16:13). Somente através do Espírito de Deus poderemos ser guiados em toda a verdade. Eu oro para que esse mesmo Espírito possa estar presente em cada um de nós todos os dias para nos guiar, ensinar e corrigir para que nunca possamos usar nossas próprias decisões a fim de interpretar as verdades absolutas de Deus. E esse é o maior desejo de Deus: “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” ( I Tim. 2:4). E essa verdade é simplesmente Jesus Cristo. “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Jo.14:6).
Que Deus possa te abeçoar hoje e vá com fé em busca das verdades absolutas, porque elas existem e estão bem ai ao seu alcance num livro chamado bíblia.
Robson Teles