13/04/14

O Dom de Profecia

O Dom de profecia é dos dons mencionados pelo apóstolo Paulo com que Deus capacitaria a Sua Igreja; “profecia”. (I Cor. 12:10; Efés. 4:11.) Por meio do dom de profecia, o Espírito Santo liga-Se a terminados homens e mulheres que logo comunicam a outros a verdade sobre Jesus. Eis a descrição da função do Espírito: “Falar a respeito de” Jesus por meio de pessoas dotadas com o dom de profecia. Conhecer Jesus e aquilo que Ele nos pode dizer sobre Deus é a informação mais importante de que a família humana necessita, pois “conhecer [Jesus] é vida eterna”. João 17:3.
No livro de Apocalipse, o profeta João escreveu sobre a maneira como este dom atuava na sua própria vida: “Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar ao Seu servo João, o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo.” Apoc. 1:1 e 2.
Vemos aqui o sistema divino de comunicação em funcionamento. O Revelador atuando
por intermédio do Espírito para revelar a verdade sobre Deus por meio do Seu profeta.
No capítulo 19, o anjo que visitava João lembra-lhe que o “testemunho de Jesus é o
Espírito de Profecia”. Verso 10.
A finalidade do dom de profecia é contar a história de Jesus. O Agente motivador que inspira o profeta humano a contar a verdade sobre Jesus é o Espírito Santo. No fraseado curto e simplificado da Bíblia, o Espírito de Profecia é “o testemunho de Jesus”.
Pedro compreendia este sistema divino de comunicação: “Vocês O amam, mesmo sem
O terem visto, e crêem n´Ele, mesmo que não O estejam vendo agora. Assim vocês se alegram com uma alegria tão grande e gloriosa, que as palavras não podem descrever.
Foi a respeito dessa salvação que os profetas perguntaram e procuraram saber com muito cuidado. Eles profetizaram a respeito da salvação que Deus ia dar a vocês e procuraram saber em que tempo e como essa salvação aconteceria. O Espírito de Cristo, que estava neles, indicava esse tempo, ao predizer os sofrimentos que Cristo teria de suportar e a glória que viria depois. Quando os profetas falaram a respeito das verdades que vocês têm ouvido agora, Deus revelou que o trabalho que faziam não era para o benefício deles, mas para o vosso bem.
Os mensageiros do evangelho, que falaram pelo poder do Espírito Santo mandado do Céu, anunciaram a vocês essas verdades. Essas são coisas que até os anjos gostariam de entender.” I Ped. 1:8-12.
Os profetas verdadeiros não são motivados por recompensa ou capricho pessoal, mas pela influência direta do Espírito de Cristo, o “Espírito Santo mandado do Céu”. Num sentido, o “Espírito de Profecia” é o Espírito de Cristo atuando por Seu Divino Auxiliador, o Espírito Santo, dado a conhecer a homens e mulheres por meio do profeta humano. Noutro sentido, o “Espírito de Profecia” é também o testemunho sobre Jesus, o alvo principal do dom de profecia.
Desde que Jesus voltou para o Céu, esta regra simples e de duplo aspecto tem constituído uma das maneiras mais claras e seguras de provar a autenticidade de alguém que alega ser “profeta”: Ele ou ela diz a verdade sobre Jesus? No espírito de Jesus? Por que o simples nome de Jesus tem, através dos anos, suavizado a voz e tranquilizado o coração de pessoas em todos os continentes?
Porque homens e mulheres lembram do ânimo que recobraram, da esperança que sentiram renascer dentro de si e da explosão de força que receberam para tornar a enfrentar os desafios da vida ao vir-lhes à memória o fato de que são importantes para Jesus, o mesmo Jesus que disse pelo Espírito de Profecia: “Não temas, porque Eu sou contigo.” Isa. 41:10. “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.” Heb. 13:5.

Essas pessoas aprenderam por experiência própria o que Jesus queria dizer quando afirmou: “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.” João 14:18.