04/10/14

OS PREJUÍZOS DA AUTO IMAGEM NEGATIVA

Se você pensa em ser diferente do que é, ou mesmo ser alguma outra pes­soa, possivelmente tem algum proble­ma relativo à sua própria auto-imagem. Você se sente feliz e realizado em ser o que é? A resposta a esta indagação pode ser a chave para determinar como você vive e a maneira como você se relaciona com Deus e com o próximo. A sua vida será determinada por aquilo que você pensa ser.
Auto-imagem, autoconceito, autovalorização, auto-estima são frequentemente usadas com o mesmo sentido. Através delas estamos nos referindo à avaliação que o indivíduo faz, e costumeiramente mantém acerca de si mesmo. Portanto, a auto-estima de al­guém pode ser tanto alta como baixa, positiva ou negativa. Normalmente, o senso de valorização influenciará no tipo de vida que a pessoa vai levar. No con­texto racista americano, uma criança ne­gra pendurou um cartaz no seu quarto que dizia: "Eu sou eu e sou bom, porque Deus não faz porcaria."

A lição de hoje enfocará este empol­gante assunto.

1. O conceito bíblico de auto-imagem

Será que podemos encontrar o con­ceito de auto-imagem na Bíblia? Claro que sim. Auto-imagem é um conceito da psicologia para um antigo conceito bí­blico. Se entendemos a auto-imagem como a ideia que fazemos de nós mes­mos, encontraremos várias ilustrações bíblicas.

Porque, como imagina seu coração, assim ele é (Pv 23.7). Há muito tempo Salomão observou a relação existente entre o que o homem pensa e o modo como age.

Também vimos ali gigantes, e éra­mos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos " (Nm 13.33). O texto mos­tra que a impressão que os espias tinham de si mesmos afetou até o modo pelo qual os inimigos os viam – foi considerada apenas como um punhado de gafanhotos. A ideia que os espias fi­zeram de si mesmos influenciou em sua própria ação.

Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pen­se de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um "