30/01/15

Lua de Sangue e o Fim do Mundo

Uma série de eclipses tem despertando o medo de muita gente. Os eclipses são fenómenos comuns e acontecem periodicamente. Mas estes têm algo de diferente.
Primeiro: não é apenas um, mas uma sequência de quatro eclipses.
Para o fundador da Igreja Cornerstone do Texas, John Hagee, a sequência de eclipses pode significar “o começo do fim do mundo”. Para o religioso, as “Quatro Luas de Sangue” são um presságio do Dia do Juízo Final, o retorno de Cristo à Terra. O fenómeno é citado numa passagem bíblica do Livro de Joel, no Antigo Testamento, que diz: “O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor” (Joel 2:31).
A Igreja Cornestone está a organizar-se para a passagem da tétrade (como é chamada a sequência dos quatro eclipses) há alguns anos e, entre os preparos, está o livro escrito por Hagee chamado “Blood Moons: Something is About to Change” (em tradução livre: Luas de sangue: Algo está prestes a mudar). O livro explica tais profecias.
De acordo com o pesquisador de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), André Milone, o eclipse da Lua acontece quando o satélite é coberto parcial ou completamente pela sombra da Terra, ao entrar numa faixa de sombra (em forma de cone) que se forma com a incidência do Sol na Terra. Dessa forma, o planeta fica entre o satélite e a estrela.
Durante o fenómeno astronómico, a Lua pode ficar quase completamente desaparecida ou chegar a uma forte cor avermelhada e brilhante.
Geralmente, os eclipses totais são seguidos por eclipses parciais – intercalados também por eclipses solares. Porém, nos próximos tempos, vamos acompanhar a sequência de quatro eclipses totais da Lua, o que os astrónomos da Nasa chamam de “Tétrade”.
O ciclo de Tétrade começa em 15 de abril e terminará apenas em 28 de setembro de 2015.
A sequência de eclipses totais foi presenciada em outros momentos da História, entre eles: na Idade Média, em 1493, a segunda, em 1949 e a terceira em 1967.
Por que vermelho?
Povos na China diziam que a Lua ficava ‘manchada de sangue’. Na verdade, a coloração vermelha pode acontecer no ponto máximo de qualquer eclipse lunar. “A atmosfera da Terra é muito fina (uma camada de 150 km), e quando a luz do sol passa por esta crosta, ela incide uma cor que mostra o quanto de sujidade há naquele momento”, explica o astrónomo e diretor do Observatório Astronómico do Departamento de Astronomia da UFRGS, Cláudio Miguel de Bevilacqua.
Além da sujeira da atmosfera, outros fatores causam a cor avermelhada: a incidência dos raios solares é parcialmente absorvida na atmosfera, excepto a faixa de luz vermelha e, por último, a posição e distância entre o satélite e o planeta.

Segundo Bevilacqua, existe um índice chamado Danjon que calcula o grau de avermelhamento do eclipse. Ele vai de 0 (que seria um eclipse completamente negro) a 4 (com a presença da lua bastante avermelhada/alaranjada e brilhante).
Uma “Lua de sangue”, portanto, não é nada além da própria Lua durante o eclipse, quando pode assumir uma coloração avermelhada no ponto máximo (total) do fenómeno. A cor dependerá das condições da atmosfera terrestre: se tiver com mais nuvens, poeira vulcânica e areia, por exemplo, o eclipse apresentará uma cor mais avermelhada do que se tiver uma atmosfera mais limpa.
Vários presságios já foram relacionados ao “sumiço da Lua” nos céus, por desconhecimento de causas do fenómeno pelos povos antigos, o que já foi totalmente explicado pela ciência. Por isso, para o astrónomo, o presságio das “quatro luas de sangue”, conforme Hagee e seus seguidores acreditam, “é pura invencionice”. “A cor avermelhada remete à Marte, deus da guerra, do sangue. Não tem significado físico nisso. Para a astronomia, só iremos ver a lua avermelhada”, afirma.

Presságio de fim de mundo é “falta de fé”
Mas não são somente os cientistas que não acreditam na linha de pensamento de Hagee (que acredita que a lua de sangue é um sinal do fim do mundo). Para o teólogo, professor de Antigo Testamento na Escola Superior de Teologia (EST) e Pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Carlos Arthur Dreher, a teoria do religioso americano significaria “falta de fé”.
“Para os cristãos, está muito claro que não saberemos quando Jesus Cristo retornará à Terra. No Novo Testamento, quando Jesus diz: ‘venho com um ladrão no meio da noite (…) vigiai e orai, pois não sabeis o dia e a hora’. Então, os sinais são sempre resultado de nossa interpretação de fenómenos na natureza”, defende.

O que diz a Bíblia
Mas é necessário que primeiro o Evangelho seja pregado a todas as nações. Marcos 13:10; Mateus 24:14.
Mas daquele dia ou daquela hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão só o Pai.
Estai de sobreaviso, vigiai; porque não sabeis quando será o tempo.
É como se um homem em viagem num país estranho, tendo deixado a sua casa e tendo dado autoridade aos seus servos, a cada um o seu trabalho, tivesse mandado também ao porteiro que vigiasse.
Vigiai, pois; porque não sabeis quando virá o dono da casa, se de tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã; para que, vindo de repente, não vos ache dormindo. O que digo a vós, digo a todos: Vigiai. Marcos 13:32-37

Para saber mais sobre Eclipse lunar acesse http://www.nasa.gov/watchtheskies/lunar-eclipse-oct-2014.html
Para saber a data dos próximos eclipses: http://baianow.com/datas-eclipse-lunar-e-solar/

Fonte parcial: http://noticias.terra982f.com.br/ciencia/fim-do-mundo/luas-de-sangue-podem-ser-pressagio-do-fim-do-mundo,902655265410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html